top of page

Debates, solenidades e produtos: saiba mais sobre as festividades dos 60 Anos do Curso de Jornalismo

  • Curso de Jornalismo
  • há 2 dias
  • 4 min de leitura

Atualizado: há 19 horas

Eventos acontecem entre outubro de novembro de 2025, enquanto produtos jornalísticos comemorativos devem ser lançados neste e no próximo ano


ree

Foi numa descontraída mesa com os jornalistas Inês Aparecida, Maurício Lima, Juliana Bonfim e Rômulo Costa, em 12 de novembro de 2024, que o Curso de Jornalismo declarou aberta a contagem regressiva para a comemoração de suas seis décadas de vida. De lá para cá, realizamos ao longo deste ano três eventos temáticos e um minicurso, todos abertos ao público, como lembrete da magnitude da data que se aproxima: 12 de novembro de 2025, um ano depois do pontapé inicial, é o dia do aniversário de 60 anos do Curso de Jornalismo — outrora Curso de Comunicação Social e também Curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo. 


A partir do próximo dia 20 de outubro, com a conferência do jornalista Jamil Chade, o Ciclo 60 Anos do Curso de Jornalismo convida a sociedade cearense a celebrar a importância de nossa escola para a formação de milhares de jornalistas e, portanto, para a consolidação de uma sociedade mais democrática, cidadã e justa.  


Entre os meses de outubro e novembro, realizaremos debates e solenidades com o objetivo de reconhecer a importância de nossa escola para a sociedade cearense, assim como discutir temas relevantes para qualificar o jornalismo que se faz em nossa região. 


O Curso faz o chamamento a discentes, docentes, egressos, sociedade civil e outras pessoas interessadas para a seguinte agenda de atividades:


  • 20 de outubro (segunda-feira), às 18 horas: O trabalho de correspondente internacional no Jornalismo em tempos críticos, conferência com Jamil Chade (jornalista do UOL e outros veículos). Mediação de Helena Martins. Local: Auditório José Albano, Centro de Humanidades da UFC.

  • 11 de novembro (terça-feira), às 18 horas: solenidade de aniversário de 60 anos e conferência 8 de janeiro, comunicação e democracia, com Marcelo Alves (PUC-Rio/INCT-DSI). Mediação de Hébely Rebouças. Presença de autoridades na solenidade. Local: Auditório da Reitoria da UFC.

  • 14 de novembro (sexta-feira), às 9 horas: sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza em homenagem aos 60 Anos do Curso de Jornalismo, proposta pelo vereador João Aglaylson Figueiredo (PT). Atividade promovida pela Câmara Municipal.

  • 25 de novembro de 2025 (terça-feira), às 18 horas: Subjetividade e posicionamento no Jornalismo, conferência com Fabiana Moraes (professora da UFPE e colunista de The Intercept e Revista Gama). Mediação de Ana Cláudia Peres e Magela Lima. Local: Auditório da ADUFC.


Todas as atividades serão presenciais, gratuitas e com emissão de certificados para os presentes no caso das atividades promovidas pelo próprio Curso. 


“A ideia da comissão que organiza os 60 Anos do Curso é criar um senso de mobilização constante na comunidade acadêmica, por meio das atividades pulverizadas ao longo do ano, além de ampliar diálogos com egressos e com a sociedade civil, por exemplo realizando eventos em espaços externos à universidade.”

— Rafael Rodrigues, professor do Curso e presidente da comissão organizadora das celebrações.    


Desde o aniversário de 59 anos do Curso, quando foi lançado o Ciclo 60 Anos, diversas atividades abertas ao público foram promovidas, entre mesas, debates e minicursos, para marcar o aniversário e promover encontros entre discentes, docentes, egressos e outros grupos sociais. Saiba mais sobre os eventos já transcorridos do Ciclo 60 Anos no site do Curso de Jornalismo


Entre as atividades que marcam a efeméride, está a sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza em homenagem ao Curso, no dia 14 de novembro. O evento é resultado de requerimento proposto pelo vereador Aglaylson Figueiredo, do PT. O parlamentar comenta que foi motivado pelo reconhecimento da importância da formação de jornalistas promovida pelo Curso.


“Reconhecer os 60 anos do Curso é valorizar a universidade pública e seu papel transformador, além de destacar os profissionais que diariamente constroem pontes entre a realidade e a sociedade, seja nas páginas de um jornal, nos discursos políticos ou nas redes sociais”

— Aglaylson Figueiredo, vereador que propôs a sessão solene em homenagem ao Curso.


Os eventos do Ciclo 60 Anos têm apoio financeiro e material do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI), da Pró-Reitoria de Cultura da UFC, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), da Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-S.Sind.) e da Prefeitura de Fortaleza.


Produtos ampliam debate e evidenciam legado


Além dos eventos, as celebrações de 60 Anos do Curso de Jornalismo envolvem a elaboração de produções de comunicação, em especial jornalísticas, pensadas para revisitar a história do Curso e projetar futuros possíveis para essa trajetória. Assim, a prática pedagógica vivenciada, por exemplo, em disciplinas de natureza prática ou em projetos de extensão ganha a forma de trabalho colaborativo para prestar uma homenagem à instituição responsável por construir o jornalismo cearense nas últimas seis décadas.


As produções previstas para celebrar os 60 Anos do Curso são:


  • Revista Jornadas, pensada como um almanaque de reminiscências e causos das seis décadas do Curso;

  • Documentário Jornadas, uma narrativa audiovisual que rememora eventos e personagens marcantes do Curso;

  • Podcast/mesacast, com egressos e outros convidados rememorando, a cada episódio, uma década de funcionamento do Curso;

  • Exposição alusiva às seis décadas do Curso, com imagens e objetos compondo o acervo exibido.  


“Penso que a efeméride dos 60 anos seja um encontro do curso com sua própria história. Os produtos, nesse sentido, são uma forma de confraternização com quem participou/participa dela; e, ao mesmo tempo, um esforço de memória, uma tentativa de registrar essa história em curso.”

— Mayara de Araújo, professora do Curso e editora de imagem e design editorial da revista Jornadas.


Esses produtos atualmente se encontram em fase de elaboração, devendo ser tornados públicos neste ano e no próximo. Para dar conta das produções e também dos eventos previstos no ciclo de aniversário, a comissão organizadora conta com um time de professores, colaboradores, bolsistas e estudantes voluntários. Em resposta a uma chamada realizada entre abril e maio deste ano, 49 estudantes do Curso se voluntariaram nas diferentes frentes de trabalho, e alguns deles já contribuem desde dezembro do ano passado, quando o Ciclo se iniciou.

 
 

© 2025 Curso de Jornalismo da UFC. Criado com Wix.com

Avenida da Universidade, 2762, Benfica, Fortaleza - Ceará CEP 60020-180 

  • Facebook Black Round
  • Instagram Black Round

+55 85 3366.7710   |   coordenacaojornalismo@ufc.br

ica ufc colorido p ok.png
bottom of page