Debates, solenidades e produtos: saiba mais sobre as festividades dos 60 Anos do Curso de Jornalismo
- Curso de Jornalismo
- há 2 dias
- 4 min de leitura
Atualizado: há 19 horas
Eventos acontecem entre outubro de novembro de 2025, enquanto produtos jornalísticos comemorativos devem ser lançados neste e no próximo ano

Foi numa descontraída mesa com os jornalistas Inês Aparecida, Maurício Lima, Juliana Bonfim e Rômulo Costa, em 12 de novembro de 2024, que o Curso de Jornalismo declarou aberta a contagem regressiva para a comemoração de suas seis décadas de vida. De lá para cá, realizamos ao longo deste ano três eventos temáticos e um minicurso, todos abertos ao público, como lembrete da magnitude da data que se aproxima: 12 de novembro de 2025, um ano depois do pontapé inicial, é o dia do aniversário de 60 anos do Curso de Jornalismo — outrora Curso de Comunicação Social e também Curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo.
A partir do próximo dia 20 de outubro, com a conferência do jornalista Jamil Chade, o Ciclo 60 Anos do Curso de Jornalismo convida a sociedade cearense a celebrar a importância de nossa escola para a formação de milhares de jornalistas e, portanto, para a consolidação de uma sociedade mais democrática, cidadã e justa.
Entre os meses de outubro e novembro, realizaremos debates e solenidades com o objetivo de reconhecer a importância de nossa escola para a sociedade cearense, assim como discutir temas relevantes para qualificar o jornalismo que se faz em nossa região.
O Curso faz o chamamento a discentes, docentes, egressos, sociedade civil e outras pessoas interessadas para a seguinte agenda de atividades:
20 de outubro (segunda-feira), às 18 horas: O trabalho de correspondente internacional no Jornalismo em tempos críticos, conferência com Jamil Chade (jornalista do UOL e outros veículos). Mediação de Helena Martins. Local: Auditório José Albano, Centro de Humanidades da UFC.
11 de novembro (terça-feira), às 18 horas: solenidade de aniversário de 60 anos e conferência 8 de janeiro, comunicação e democracia, com Marcelo Alves (PUC-Rio/INCT-DSI). Mediação de Hébely Rebouças. Presença de autoridades na solenidade. Local: Auditório da Reitoria da UFC.
14 de novembro (sexta-feira), às 9 horas: sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza em homenagem aos 60 Anos do Curso de Jornalismo, proposta pelo vereador João Aglaylson Figueiredo (PT). Atividade promovida pela Câmara Municipal.
25 de novembro de 2025 (terça-feira), às 18 horas: Subjetividade e posicionamento no Jornalismo, conferência com Fabiana Moraes (professora da UFPE e colunista de The Intercept e Revista Gama). Mediação de Ana Cláudia Peres e Magela Lima. Local: Auditório da ADUFC.
Todas as atividades serão presenciais, gratuitas e com emissão de certificados para os presentes no caso das atividades promovidas pelo próprio Curso.
“A ideia da comissão que organiza os 60 Anos do Curso é criar um senso de mobilização constante na comunidade acadêmica, por meio das atividades pulverizadas ao longo do ano, além de ampliar diálogos com egressos e com a sociedade civil, por exemplo realizando eventos em espaços externos à universidade.”
— Rafael Rodrigues, professor do Curso e presidente da comissão organizadora das celebrações.
Desde o aniversário de 59 anos do Curso, quando foi lançado o Ciclo 60 Anos, diversas atividades abertas ao público foram promovidas, entre mesas, debates e minicursos, para marcar o aniversário e promover encontros entre discentes, docentes, egressos e outros grupos sociais. Saiba mais sobre os eventos já transcorridos do Ciclo 60 Anos no site do Curso de Jornalismo.
Entre as atividades que marcam a efeméride, está a sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza em homenagem ao Curso, no dia 14 de novembro. O evento é resultado de requerimento proposto pelo vereador Aglaylson Figueiredo, do PT. O parlamentar comenta que foi motivado pelo reconhecimento da importância da formação de jornalistas promovida pelo Curso.
“Reconhecer os 60 anos do Curso é valorizar a universidade pública e seu papel transformador, além de destacar os profissionais que diariamente constroem pontes entre a realidade e a sociedade, seja nas páginas de um jornal, nos discursos políticos ou nas redes sociais”
— Aglaylson Figueiredo, vereador que propôs a sessão solene em homenagem ao Curso.
Os eventos do Ciclo 60 Anos têm apoio financeiro e material do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI), da Pró-Reitoria de Cultura da UFC, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), da Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-S.Sind.) e da Prefeitura de Fortaleza.
Produtos ampliam debate e evidenciam legado
Além dos eventos, as celebrações de 60 Anos do Curso de Jornalismo envolvem a elaboração de produções de comunicação, em especial jornalísticas, pensadas para revisitar a história do Curso e projetar futuros possíveis para essa trajetória. Assim, a prática pedagógica vivenciada, por exemplo, em disciplinas de natureza prática ou em projetos de extensão ganha a forma de trabalho colaborativo para prestar uma homenagem à instituição responsável por construir o jornalismo cearense nas últimas seis décadas.
As produções previstas para celebrar os 60 Anos do Curso são:
Revista Jornadas, pensada como um almanaque de reminiscências e causos das seis décadas do Curso;
Documentário Jornadas, uma narrativa audiovisual que rememora eventos e personagens marcantes do Curso;
Podcast/mesacast, com egressos e outros convidados rememorando, a cada episódio, uma década de funcionamento do Curso;
Exposição alusiva às seis décadas do Curso, com imagens e objetos compondo o acervo exibido.
“Penso que a efeméride dos 60 anos seja um encontro do curso com sua própria história. Os produtos, nesse sentido, são uma forma de confraternização com quem participou/participa dela; e, ao mesmo tempo, um esforço de memória, uma tentativa de registrar essa história em curso.”
— Mayara de Araújo, professora do Curso e editora de imagem e design editorial da revista Jornadas.
Esses produtos atualmente se encontram em fase de elaboração, devendo ser tornados públicos neste ano e no próximo. Para dar conta das produções e também dos eventos previstos no ciclo de aniversário, a comissão organizadora conta com um time de professores, colaboradores, bolsistas e estudantes voluntários. Em resposta a uma chamada realizada entre abril e maio deste ano, 49 estudantes do Curso se voluntariaram nas diferentes frentes de trabalho, e alguns deles já contribuem desde dezembro do ano passado, quando o Ciclo se iniciou.