Fabiana Moraes encerra ciclo de celebrações dos 60 Anos do Curso de Jornalismo
- Curso de Jornalismo
- há 11 minutos
- 3 min de leitura
A professora, jornalista e escritora vem a Fortaleza, na próxima terça-feira (25) apresentar a conferência "Subjetividade e posicionamento no jornalismo"

De dentro do jornalismo, é possível criar insurgências, questionar poderes estabelecidos e instaurar modos diversos de se relacionar com os acontecimentos e as pessoas. Desde quando atuava como repórter no Jornal do Commercio, do Recife, Fabiana Moraes já trazia em seu trabalho essa marca de inquietação, que se consolidou em sua atividade como professora universitária (desde 2016 no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco), colunista e escritora (com obras como O Nascimento de Joicy e A Pauta é uma Arma de Combate).
Na próxima terça-feira, dia 25, Fabiana partilha algumas de suas reflexões sobre a relação entre jornalismo, poder e subjetividade na conferência Subjetividade e posicionamento no jornalismo, evento que encerra o ciclo de comemorações dos 60 anos do Curso de Jornalismo da UFC. A atividade, gratuita e com emissão de certificação para as pessoas presentes (sem necessidade de inscrição prévia), acontece no auditório Rachel de Queiroz (Avenida da Universidade, 2762), no campus Benfica da UFC. O evento se inicia às 18 horas, de forma presencial.
A mediação da conferência estará a cargo de Ana Cláudia Peres e Magela Lima, jornalistas e professores do Curso de Jornalismo da UFC . Este evento tem o apoio institucional do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf/CE).
Ao longo de 2025, o Curso de Jornalismo da UFC pautou diferentes temas em mesas de debates, solenidades e minicurso, como forma de marcar seu aniversário de seis décadas. Nesta ocasião de encerramento do ciclo de comemorações, Fabiana Moraes nos convida a pensar as relações de poder e as formas de subjetivação presentes no jornalismo a partir do seu trabalho de reflexão e pesquisa acadêmica.
Além do Sintaf, os eventos do Ciclo 60 Anos têm o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI), da Pró-Reitoria de Cultura da UFC, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), da Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-S.Sind.) e da Prefeitura de Fortaleza.
Carreira no jornalismo e na docência
Fabiana Moraes é professora dos cursos de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (PósCom) e graduação em Comunicação Social, ambos no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. Coordena o laboratório Observatório da Vida Agreste (OVA). Tem mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado na Pós-Graduação em Sociologia na mesma instituição (2011).
Antes de seguir carreira como professora universitária, a jornalista atuou por 20 anos, de 1996 a 2016, como repórter do Jornal do Commercio, um dos mais tradicionais de nossa região. Entre as coberturas emblemáticas que realizou, está Os Sertões, série de reportagens vencedora do Prêmio Esso e posteriormente publicada em livro, e O Nascimento de Joicy, que rendeu um livro com o qual foi indicada ao Prêmio Jabuti.
Em Joicy, a jornalista publica um ensaio em que articula a perspectiva de um jornalismo de subjetividade, ideia que tem conduzido parte significativa de sua produção científica na condição de professora. Posteriormente, desenvolve essa discussão de maneira mais enfática em livros como A pauta é uma arma de combate.
Paralelamente à sua atuação como docente, Fabiana Moraes tem colaborado com veículos como Revista Gama, The Intercept, UOL e Piauí. Em 2024, foi uma das homenageadas do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji.
Serviço
Subjetividade e posicionamento no jornalismo, com Fabiana Moraes
📅 Data: de 25 de novembro de 2025
🕡 Horário: 18 horas
📍 Local: Auditório Rachel de Queiroz, Centro de Humanidades 2, Av. da Universidade 2762 - Benfica. Aberto ao público com emissão de certificado aos participantes.



