Conferência com Jamil Chade abre mês de celebrações dos 60 Anos do Curso de Jornalismo
- Curso de Jornalismo
- há 1 dia
- 4 min de leitura
Jornalista com passagem em grandes veículos nacionais e estrangeiros discute o trabalho de correspondente internacional num contexto de conflitos globais

Luiz Ribeiro (5º semestre do Curso de Jornalismo)
Edição: Rafael Rodrigues
O Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe, no dia 20 de outubro (segunda-feira), o jornalista Jamil Chade (atualmente colunista do UOL) para a conferência “O trabalho de correspondente internacional no Jornalismo em tempos críticos”. O encontro, que integra o Ciclo 60 Anos do Curso de Jornalismo, será realizado das 18h às 20h30, no Auditório José Albano, e promete uma reflexão sobre os desafios e responsabilidades do repórter diante dos grandes acontecimentos mundiais.
A atividade abre o mês de comemorações pelos 60 anos do Curso e busca refletir sobre os desafios do jornalismo em um cenário global marcado por conflitos, crises humanitárias e transformações tecnológicas. O evento, aberto ao público e com certificação de participação, é uma realização do Curso de Jornalismo da UFC, com apoio do projeto de extensão Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU) e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).
A programação tem início às 18h, com informes sobre o Ciclo 60 Anos, seguida, às 18h15, da conferência de Jamil Chade. A mediação da conferência estará a cargo da professora Helena Martins, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFC. A partir das 19h, o público poderá participar de um debate sobre o papel do correspondente internacional na cobertura de temas globais, como conflitos, direitos humanos e diplomacia.
No dia seguinte, 21 de outubro, o ANDES-Sindicato Nacional promove um segundo encontro com o jornalista, desta vez voltado à geopolítica contemporânea. O debate será realizado às 18h30, no Auditório da ADUFC-Sindicato, ocasião em que será lançado o livro “Tomara que você seja deportado: uma viagem pela distopia americana” (Editora Nós, 2025).
A obra reúne crônicas de Jamil Chade sobre o cenário político e social dos Estados Unidos, especialmente durante a ascensão de Donald Trump, explorando temas como desinformação, democracia e direitos dos imigrantes. O lançamento contará com comentários de André Ferreira (ADUFC-Sindicato) e Helena Martins (ANDES-SN), e mediação de Pedro Costa Jr. (SINDUECE).
Sobre o conferencista
Jamil Chade atua como correspondente internacional desde 2000 e tem base em Genebra, cobrindo temas ligados à ONU, crises humanitárias e direitos humanos. Autor de diversos livros, foi cinco vezes finalista do Prêmio Jabuti e premiado em diversas ocasiões por sua atuação no jornalismo de política externa. Em 2025, foi eleito o segundo jornalista mais admirado do Brasil, na categoria Áudio/Texto.
Como jornalista internacional, Jamil já trabalhou ou contribuiu em veículos como O Estado de S. Paulo, BBC, CNN, Rádio Bandeirantes, ICL Notícias, entre outros.
Ciclo 60 Anos do Curso de Jornalismo
O evento com Jamil Chade abre o mês de atividades pensadas para celebrar os 60 anos do Curso de Jornalismo da UFC, que se completam no próximo dia 12 de novembro. Nesse período, realizaremos debates e solenidades com o objetivo de reconhecer a importância de nossa escola para a sociedade cearense, assim como discutir temas relevantes para qualificar o jornalismo que se faz em nossa região.
O Curso convida discentes, docentes, egressos, sociedade civil e outras pessoas interessadas para a seguinte agenda de eventos:
20 de outubro (segunda-feira), às 18 horas: O trabalho de correspondente internacional no Jornalismo em tempos críticos, conferência com Jamil Chade (jornalista do UOL e outros veículos). Mediação de Helena Martins. Local: Auditório José Albano, Centro de Humanidades da UFC.
11 de novembro (terça-feira), às 18 horas: solenidade de aniversário de 60 anos e conferência 8 de janeiro, comunicação e democracia, com Marcelo Alves (PUC-Rio/INCT-DSI). Mediação de Hébely Rebouças. Presença de autoridades na solenidade. Local: Auditório da Reitoria da UFC.
14 de novembro (sexta-feira), às 9 horas: sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza em homenagem aos 60 Anos do Curso de Jornalismo, proposta pelo vereador João Aglaylson Figueiredo (PT).
25 de novembro de 2025 (terça-feira), às 18 horas: Subjetividade e posicionamento no jornalismo, conferência com Fabiana Moraes (professora da UFPE e colunista de The Intercept e Revista Gama). Mediação de Ana Cláudia Peres e Magela Lima. Local: Auditório da ADUFC.
Em dezembro de 2024, no aniversário de 59 anos do Curso, lançamos o Ciclo 60 Anos e de lá para cá realizamos diversas atividades abertas ao público, entre mesas, debates e minicursos, para marcar o aniversário e promover encontros entre discentes, docentes, egressos e outros grupos sociais. Saiba mais sobre os eventos já transcorridos do Ciclo 60 Anos no site do Curso de Jornalismo.
Os eventos do Ciclo 60 Anos têm apoio financeiro e material do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI), da Pró-Reitoria de Cultura da UFC, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), da Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-S.Sind.) e da Prefeitura de Fortaleza.
Serviço
O trabalho de correspondente internacional no Jornalismo em tempos críticos - Ciclo 60 Anos do Curso de Jornalismo
📅 Data: 20 de outubro de 2025
🕡 Horário: 18 horas às 20h30
📍 Local: Auditório José Albano (Centro de Humanidades – Área I – Bloco da Diretoria do Centro de Humanidades)
Evento presencial, gratuito e com emissão de certificado para os presentes
Encontro com Jornalistas e Lançamento do livro “Tomara que você seja deportado”
📅 Data: 21 de outubro de 2025
🕡 Horário: 18h30 às 21h30
📍 Local: Auditório da ADUFC-Sindicato – Fortaleza (Av. da Universidade, 2346 - Benfica, Fortaleza - CE)