top of page

Sessão solene na Câmara Municipal homenageia os 60 anos do Curso de Jornalismo

  • Curso de Jornalismo
  • há 1 dia
  • 6 min de leitura

Evento se integra a uma agenda mais ampla de comemorações que inclui conferência de Fabiana Moraes no dia 25 de novembro


Adísia Sá, fundadora do Curso de Jornalismo,  recebe flores de Eliézer Rodrigues, presidente da ACI, em seu recente aniversário de 96 anos
Adísia Sá, fundadora do Curso de Jornalismo, foi indicada como homenageada na sessão solene da Câmara. Na imagem, ela recebe flores de Eliézer Rodrigues, presidente da ACI, em seu recente aniversário de 96 anos. Foto: Larissa Nobre

Por Pedro Gabriel Costa (4º semestre do Curso de Jornalismo)

Edição: Rafael Rodrigues


A Câmara Municipal de Fortaleza realiza, nesta sexta-feira, 14 de novembro, às 9 horas, uma sessão solene em homenagem aos 60 anos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), transcorridos na última quarta-feira, 12. A solenidade foi proposta pelo vereador Aglaylson Figueiredo (PT).


A homenagem celebra seis décadas de história de um dos cursos de Jornalismo mais tradicionais de nossa região, reconhecido pela formação de jornalistas, assessores e pesquisadores que contribuíram para o fortalecimento da democracia e da pluralidade de vozes no Ceará e no Brasil.


A atividade marca o fim da semana de aniversário do Curso, que também contou com solenidade de aniversário na última terça-feira, no auditório da Reitoria da UFC, e a Semana de Comunicação, que ocorre até hoje (14), no Instituto de Cultura e Arte (ICA) e no Centro de Humanidades (CH) da universidade. Mas as celebrações dos 60 anos têm continuidade no dia 25 deste mês, em conferência com a professora e jornalista Fabiana Moraes. Saiba mais sobre a programação no site dos 60 Anos.


A coordenadora do Curso, professora Naiana Rodrigues, comentou sobre a importância dessa homenagem vinda do Poder Legislativo municipal.


“A homenagem que o curso irá receber nos soa como um reconhecimento da sua longevidade e também de sua própria missão social, que é formar jornalistas, um trabalho tão necessário em nossa sociedade democrática. Além disso, é uma forma de reconhecimento da ciência, da educação pública e da visão crítica sobre a sociedade, esta última, uma marca indelével da atuação do Curso de Jornalismo da UFC”.

História do Curso e fundadores 


Criado oficialmente por ato administrativo em 12 de novembro de 1965, o Curso de Jornalismo da UFC, que nasceu como Curso de Comunicação Social,  abrigou diferentes habilitações, como Publicidade e Propaganda e o próprio Jornalismo — hoje funcionando como cursos separados. O Curso nasceu da necessidade de qualificar o exercício profissional e se consolidou como referência nacional em formação humanística, técnica e crítica.


Em seu nascedouro, o Curso de Jornalismo surgiu da articulação dos jornalistas Adísia Sá e Antônio Carlos Campos de Oliveira, este presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), após a grande procura pelos cursos livres de jornalismo promovidos na ACI. À época, a criação de um curso superior teve a simpatia de vários segmentos da sociedade civil, como o Sindicato dos Jornalistas e o reitor da UFC, Antônio Martins Filho. 


No artigo “Jornalismo, do palanque à academia”, o professor Luís Sérgio Santos descreve como diversos sujeitos e forças se uniram em torno desse projeto, a exemplo dos professores dos cursos livres, profissionais de renome da imprensa local e também convidados de outras regiões do Brasil. Leia o artigo aqui:


  

“A ACI sempre foi um espaço de aprendizado, troca de ideias e defesa da prática independente do jornalismo. É motivo de grande orgulho saber que o curso de Jornalismo da UFC nasceu dentro da nossa entidade, impulsionado por nomes visionários como a professora e jornalista Adísia Sá, uma das grandes precursoras dessa trajetória”

— opina Eliézer Rodrigues, presidente da ACI e um dos homenageados da sessão desta sexta.

 

Desde sua fundação, o curso da UFC consolidou-se como um espaço de formação de excelência responsável por preparar gerações de profissionais que hoje atuam com diferentes áreas da comunicação.


De acordo com o Painel de Indicadores da Graduação da UFC, no intervalo entre 2013 e 2023 o Curso teve 430 formados e 567 ingressantes. Ao longo de seis décadas, os profissionais formados na UFC marcam presença no jornalismo impresso, de televisão, rádio, digital, nas funções de assessoria de imprensa e comunicação, buscando fortalecer a democracia através da informação.


A professora e jornalista Adísia Sá, hoje com 96 anos, é fundadora do curso. Iniciou sua carreira em 1955 no extinto jornal Gazeta de Notícias. Trabalhou em importantes veículos de comunicação do Ceará, como O Estado e O Povo, onde em 1994 tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de ombudsman na imprensa nordestina. Atuou também na rádio AM do O Povo (1998-1999), na TV Jangadeiro e na extinta TV Manchete, como comentarista. 


Além disso, exerceu cargos de direção em entidades sindicais como a Associação Cearense de Imprensa (ACI), o Sindicato dos Jornalistas do Ceará e a Comissão Nacional de Ética da FENAJ, consolidando uma trajetória marcada pelo pioneirismo e pela defesa da ética jornalística.


Para o vereador Aglaylson, proponente da sessão, a homenagem é um reconhecimento justo a todos que escolheram o jornalismo como missão.


“Ser jornalista é carregar consigo uma das maiores responsabilidades: levar informação e conhecimento. É ter coragem e preparo para noticiar os fatos de forma clara e acessível, sempre preservando a imparcialidade e a veracidade”.

A sessão solene, segundo o parlamentar, será um momento não apenas de celebrar a história da formação jornalística no Ceará, mas também de reafirmar a importância da comunicação no cotidiano social. “Reconhecer os 60 anos do curso é valorizar a universidade pública e seu papel transformador, além de destacar os profissionais que diariamente constroem pontes entre a realidade e a sociedade, seja nas páginas de um jornal, nos discursos políticos ou nas redes sociais”, completou.


Fotografia em plano aberto do plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza
Plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza, sedia a homenagem. Foto: Luciano Melo/CMFor

Relação de homenageados


Adísia Sá – Fundadora do Curso de Comunicação Social da UFC, em 1965

Francisco Souto Paulino (in memoriam) – Fundador do Curso de Comunicação Social da UFC 

Antônio Martins Filho (in memoriam) – Ex-reitor da UFC

Custódio Luís Silva de Almeida – Reitor da UFC

Eliézer Rodrigues Barbosa – Presidente da Associação Cearense de Imprensa

Júlia Maria Pereira de Miranda Henriques – Professora aposentada do Curso de Jornalismo

Márcia Vidal Nunes – Professora aposentada do Curso de Jornalismo

Luizianne de Oliveira Lins – Deputada federal e professora licenciada do Curso de Jornalismo

José Ronaldo Aguiar Salgado – Professor aposentado do Curso de Jornalismo

Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho (in memoriam) – Professor aposentado do Curso de Jornalismo

Silas de Paula – Diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará. Professor aposentado do Curso de Jornalismo

Naiana Rodrigues da Silva – Coordenadora do Curso de Jornalismo

Kamila Bossato Fernandes – Secretária de Comunicação da UFC. Professora e ex-coordenadora do Curso de Jornalismo

Luís Sérgio dos Santos – Professor do Curso de Jornalismo e atual decano do Colegiado do Curso

Camila Cavalcante Mesquita Soares – Servidora técnica-administrativa do Curso de Jornalismo

Alan Eduardo dos Santos Góes – Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC

Glícia Maria Pontes Bezerra – Pró-Reitora de Cultura da UFC. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda

Gabriela Reinaldo – Professora do Curso de Publicidade e Propaganda


Sessão integra ciclo de comemorações


O mês de aniversário do Curso já teve a presença do jornalista Jamil Chade (colunista do UOL e correspondente internacional) em evento no último dia 20 de outubro, bem como a conferência do professor Marcelo Alves (PUC-Rio) . As celebrações serão encerradas com a seguinte atividade:


  • 25 de novembro de 2025 (terça-feira), às 18 horas: Subjetividade e posicionamento no jornalismo, conferência com Fabiana Moraes (professora da UFPE e colunista de The Intercept e Revista Gama). Mediação de Ana Cláudia Peres e Magela Lima. Local: Auditório Rachel de Queiroz.


Em dezembro de 2024, no aniversário de 59 anos do Curso, foi lançado o Ciclo 60 Anos e, de lá para cá, diversas atividades abertas ao público, entre mesas, debates e minicursos, marcam o aniversário e promovem encontros entre discentes, docentes, egressos e outros grupos sociais. Saiba mais sobre os eventos já transcorridos do Ciclo 60 Anos no site do Curso de Jornalismo


Os eventos do Ciclo 60 Anos têm o apoio do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI), da Pró-Reitoria de Cultura da UFC, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), da Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-S.Sind.) e da Prefeitura de Fortaleza.


Serviço


Sessão solene em alusão aos 60 Anos do Curso de Jornalismo da UFC

📅 Data: 14 de novembro de 2025

🕡 Horário:  9 horas

📍 Endereço: Plenário Fausto Arruda, rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - bairro Luciano Cavalcante


 

Subjetividade e posicionamento no jornalismo, com Fabiana Moraes 

📅 Data: de 25 de novembro de 2025

🕡 Horário: 18 horas

📍 Local: Auditório Rachel de Queiroz, Centro de Humanidades 2, Av. da Universidade 2762 - Benfica. Aberto ao público com emissão de certificado aos participantes.

 
 

© 2025 Curso de Jornalismo da UFC
Este site funciona melhor em computadores e notebooks
Criado com Wix.com

Avenida da Universidade, 2762, Benfica, Fortaleza - Ceará CEP 60020-180 

  • Facebook Black Round
  • Instagram Black Round

+55 85 3366.7710   |   coordenacaojornalismo@ufc.br

ica ufc colorido p ok.png
bottom of page