Sessão solene na Câmara Municipal homenageia os 60 anos do Curso de Jornalismo
- Curso de Jornalismo
- há 1 dia
- 6 min de leitura
Evento se integra a uma agenda mais ampla de comemorações que inclui conferência de Fabiana Moraes no dia 25 de novembro

Por Pedro Gabriel Costa (4º semestre do Curso de Jornalismo)
Edição: Rafael Rodrigues
A Câmara Municipal de Fortaleza realiza, nesta sexta-feira, 14 de novembro, às 9 horas, uma sessão solene em homenagem aos 60 anos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), transcorridos na última quarta-feira, 12. A solenidade foi proposta pelo vereador Aglaylson Figueiredo (PT).
A homenagem celebra seis décadas de história de um dos cursos de Jornalismo mais tradicionais de nossa região, reconhecido pela formação de jornalistas, assessores e pesquisadores que contribuíram para o fortalecimento da democracia e da pluralidade de vozes no Ceará e no Brasil.
A atividade marca o fim da semana de aniversário do Curso, que também contou com solenidade de aniversário na última terça-feira, no auditório da Reitoria da UFC, e a Semana de Comunicação, que ocorre até hoje (14), no Instituto de Cultura e Arte (ICA) e no Centro de Humanidades (CH) da universidade. Mas as celebrações dos 60 anos têm continuidade no dia 25 deste mês, em conferência com a professora e jornalista Fabiana Moraes. Saiba mais sobre a programação no site dos 60 Anos.
A coordenadora do Curso, professora Naiana Rodrigues, comentou sobre a importância dessa homenagem vinda do Poder Legislativo municipal.
“A homenagem que o curso irá receber nos soa como um reconhecimento da sua longevidade e também de sua própria missão social, que é formar jornalistas, um trabalho tão necessário em nossa sociedade democrática. Além disso, é uma forma de reconhecimento da ciência, da educação pública e da visão crítica sobre a sociedade, esta última, uma marca indelével da atuação do Curso de Jornalismo da UFC”.
História do Curso e fundadores
Criado oficialmente por ato administrativo em 12 de novembro de 1965, o Curso de Jornalismo da UFC, que nasceu como Curso de Comunicação Social, abrigou diferentes habilitações, como Publicidade e Propaganda e o próprio Jornalismo — hoje funcionando como cursos separados. O Curso nasceu da necessidade de qualificar o exercício profissional e se consolidou como referência nacional em formação humanística, técnica e crítica.
Em seu nascedouro, o Curso de Jornalismo surgiu da articulação dos jornalistas Adísia Sá e Antônio Carlos Campos de Oliveira, este presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), após a grande procura pelos cursos livres de jornalismo promovidos na ACI. À época, a criação de um curso superior teve a simpatia de vários segmentos da sociedade civil, como o Sindicato dos Jornalistas e o reitor da UFC, Antônio Martins Filho.
No artigo “Jornalismo, do palanque à academia”, o professor Luís Sérgio Santos descreve como diversos sujeitos e forças se uniram em torno desse projeto, a exemplo dos professores dos cursos livres, profissionais de renome da imprensa local e também convidados de outras regiões do Brasil. Leia o artigo aqui:
“A ACI sempre foi um espaço de aprendizado, troca de ideias e defesa da prática independente do jornalismo. É motivo de grande orgulho saber que o curso de Jornalismo da UFC nasceu dentro da nossa entidade, impulsionado por nomes visionários como a professora e jornalista Adísia Sá, uma das grandes precursoras dessa trajetória”
— opina Eliézer Rodrigues, presidente da ACI e um dos homenageados da sessão desta sexta.
Desde sua fundação, o curso da UFC consolidou-se como um espaço de formação de excelência responsável por preparar gerações de profissionais que hoje atuam com diferentes áreas da comunicação.
De acordo com o Painel de Indicadores da Graduação da UFC, no intervalo entre 2013 e 2023 o Curso teve 430 formados e 567 ingressantes. Ao longo de seis décadas, os profissionais formados na UFC marcam presença no jornalismo impresso, de televisão, rádio, digital, nas funções de assessoria de imprensa e comunicação, buscando fortalecer a democracia através da informação.
A professora e jornalista Adísia Sá, hoje com 96 anos, é fundadora do curso. Iniciou sua carreira em 1955 no extinto jornal Gazeta de Notícias. Trabalhou em importantes veículos de comunicação do Ceará, como O Estado e O Povo, onde em 1994 tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de ombudsman na imprensa nordestina. Atuou também na rádio AM do O Povo (1998-1999), na TV Jangadeiro e na extinta TV Manchete, como comentarista.
Além disso, exerceu cargos de direção em entidades sindicais como a Associação Cearense de Imprensa (ACI), o Sindicato dos Jornalistas do Ceará e a Comissão Nacional de Ética da FENAJ, consolidando uma trajetória marcada pelo pioneirismo e pela defesa da ética jornalística.
Para o vereador Aglaylson, proponente da sessão, a homenagem é um reconhecimento justo a todos que escolheram o jornalismo como missão.
“Ser jornalista é carregar consigo uma das maiores responsabilidades: levar informação e conhecimento. É ter coragem e preparo para noticiar os fatos de forma clara e acessível, sempre preservando a imparcialidade e a veracidade”.
A sessão solene, segundo o parlamentar, será um momento não apenas de celebrar a história da formação jornalística no Ceará, mas também de reafirmar a importância da comunicação no cotidiano social. “Reconhecer os 60 anos do curso é valorizar a universidade pública e seu papel transformador, além de destacar os profissionais que diariamente constroem pontes entre a realidade e a sociedade, seja nas páginas de um jornal, nos discursos políticos ou nas redes sociais”, completou.

Relação de homenageados
Adísia Sá – Fundadora do Curso de Comunicação Social da UFC, em 1965
Francisco Souto Paulino (in memoriam) – Fundador do Curso de Comunicação Social da UFC
Antônio Martins Filho (in memoriam) – Ex-reitor da UFC
Custódio Luís Silva de Almeida – Reitor da UFC
Eliézer Rodrigues Barbosa – Presidente da Associação Cearense de Imprensa
Júlia Maria Pereira de Miranda Henriques – Professora aposentada do Curso de Jornalismo
Márcia Vidal Nunes – Professora aposentada do Curso de Jornalismo
Luizianne de Oliveira Lins – Deputada federal e professora licenciada do Curso de Jornalismo
José Ronaldo Aguiar Salgado – Professor aposentado do Curso de Jornalismo
Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho (in memoriam) – Professor aposentado do Curso de Jornalismo
Silas de Paula – Diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará. Professor aposentado do Curso de Jornalismo
Naiana Rodrigues da Silva – Coordenadora do Curso de Jornalismo
Kamila Bossato Fernandes – Secretária de Comunicação da UFC. Professora e ex-coordenadora do Curso de Jornalismo
Luís Sérgio dos Santos – Professor do Curso de Jornalismo e atual decano do Colegiado do Curso
Camila Cavalcante Mesquita Soares – Servidora técnica-administrativa do Curso de Jornalismo
Alan Eduardo dos Santos Góes – Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC
Glícia Maria Pontes Bezerra – Pró-Reitora de Cultura da UFC. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda
Gabriela Reinaldo – Professora do Curso de Publicidade e Propaganda
Sessão integra ciclo de comemorações
O mês de aniversário do Curso já teve a presença do jornalista Jamil Chade (colunista do UOL e correspondente internacional) em evento no último dia 20 de outubro, bem como a conferência do professor Marcelo Alves (PUC-Rio) . As celebrações serão encerradas com a seguinte atividade:
25 de novembro de 2025 (terça-feira), às 18 horas: Subjetividade e posicionamento no jornalismo, conferência com Fabiana Moraes (professora da UFPE e colunista de The Intercept e Revista Gama). Mediação de Ana Cláudia Peres e Magela Lima. Local: Auditório Rachel de Queiroz.
Em dezembro de 2024, no aniversário de 59 anos do Curso, foi lançado o Ciclo 60 Anos e, de lá para cá, diversas atividades abertas ao público, entre mesas, debates e minicursos, marcam o aniversário e promovem encontros entre discentes, docentes, egressos e outros grupos sociais. Saiba mais sobre os eventos já transcorridos do Ciclo 60 Anos no site do Curso de Jornalismo.
Os eventos do Ciclo 60 Anos têm o apoio do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI), da Pró-Reitoria de Cultura da UFC, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), da Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-S.Sind.) e da Prefeitura de Fortaleza.
Serviço
Sessão solene em alusão aos 60 Anos do Curso de Jornalismo da UFC
📅 Data: 14 de novembro de 2025
🕡 Horário: 9 horas
📍 Endereço: Plenário Fausto Arruda, rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - bairro Luciano Cavalcante
Subjetividade e posicionamento no jornalismo, com Fabiana Moraes
📅 Data: de 25 de novembro de 2025
🕡 Horário: 18 horas
📍 Local: Auditório Rachel de Queiroz, Centro de Humanidades 2, Av. da Universidade 2762 - Benfica. Aberto ao público com emissão de certificado aos participantes.



