top of page
Search

SBPJor 2022 terá lançamento de livros de pesquisadores em comunicação

Updated: Nov 9, 2022

Ao todo, 15 obras serão divulgadas no evento, que contará com a participação dos autores


Por Ana Vitória Marques

8º semestre do Curso de Jornalismo da UFC


Como parte da programação do 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, que será realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC) em novembro deste ano, a SBPJor vai promover uma sessão de lançamento de livros de diversos autores pesquisadores em comunicação, na quinta-feira (10/11), às 21h.


O lançamento de livros é uma atividade tradicional de eventos da SBPJor (Imagem: Freepik)


O momento deve acontecer após a Mesa de Debate com o ganhador do Prêmio Adelmo Genro Filho, no hall do auditório da Unidade III da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (Feaac) da UFC, onde estarão alocados os autores dos livros.


A professora de Comunicação Visual da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Juliana Lotif, que está organizando o lançamento, explica que as obras a serem divulgadas foram inscritas pelos próprios escritores por meio de formulário aberto pela SBPJor.


“As pessoas que vão participar do evento e que querem lançar suas obras, se inscreveram, então todo mundo que fez esse processo vai ter esse espaço lá para lançar. Os autores e autoras estarão lá vendendo ou disponibilizando os livros para download e à disposição do público para conversar e autografar as obras”, disse Lotif.


O lançamento de livros é uma oportunidade de circulação de conhecimentos entre pares e se constitui num momento tradicional de encontros acadêmicos como a SBPJor, exatamente porque permite a interlocução entre pesquisadores.


Entre as publicações, está o livro Jornalismo de Soluções, do jornalista e professor de jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Antonio Simões Menezes. Para ele, a proposta da obra é apresentar um caminho para ajudar a superar a crise vivenciada pelo jornalismo.


“Estudos indicam que as pessoas, cada vez mais, evitam consumir notícias. Uma das principais causas é a grande quantidade de narrativas negativas disseminadas pela mídia. É claro que o jornalismo precisa continuar a informar sobre as mazelas da sociedade. Porém, deve ir além e dar visibilidade às soluções dos problemas sociais complexos, como crise ambiental, educação, saúde, mobilidade, entre outros”, explica Simões.


O professor do Curso de Jornalismo da UFC Edgard Patrício, organizador de um dos livros a serem lançados, destaca a importância da pesquisa em articulação com diversos programas de pós-graduação na área no Brasil.


“Além da importância do conteúdo que é trabalhado, o livro registra a experiência dessa articulação, que foi exitosa. Como a publicação deriva de uma disciplina de pós-graduação que foi ofertada, então esse ambiente da SBPJor é super interessante para a gente disseminar as ideias e as discussões que o livro traz”, afirmou o docente.


Veja a seguir a lista dos livros a serem lançados e seus respectivos autores (clique na opção "tela cheia" para melhor visualizar as informações):



Mostra de produções laboratoriais

Além do lançamento de livros, o 20º SBPJor terá uma mostra de produções laboratoriais, na qual poderão ser apresentados materiais como livros, revistas, jornais, documentários, podcasts e demais produções jornalísticas resultantes de disciplinas de graduação. Essa Mostra acontecerá juntamente com o lançamento de livros. Mais informações na notícia publicada no site do evento.

Comments


bottom of page