Livro "Transformações no Mundo do Trabalho do Jornalismo" é lançado durante a 20ª SBPJor

A obra é resultado do trabalho conjunto de 12 programas de Pós-Graduação em Comunicação/Jornalismo do Brasil

Por Vitória Hellen

8° semestre do Curso de Jornalismo da UFC

Na última quinta-feira (10), foi lançado o e-book "Transformações no Mundo do Trabalho do Jornalismo", pela editora Insular, como parte da série "Jornalismo em Movimento". A publicação é resultante de uma disciplina de mesmo nome oferecida na Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com doze programas de pós-graduação do Brasil.

Capa do livro Transformações no mundo do trabalho do Jornalismo
Capa do livro, que reúne diversos autores brasileiros. Imagem: Reprodução/Editora Insular

Durante a disciplina, o professor que a ministrava, Edgard Patrício, sentiu a necessidade de ampliar os horizontes e convidar pesquisadores de todo o país para colaborar com esse trabalho. Dessa forma surgiu o plano inicial do projeto: cada programa de pós-graduação apresentaria um painel de discussão sobre um tema relevante de sua escolha, totalizando doze painéis.

Edgard explica que a ideia era dar voz a debates situados em realidades locais e regionais distintas.

"Como poderíamos dar a maior representatividade possível a essa discussão? Porque as transformações que acontecem aqui, no Ceará, podem ser iguais às que acontecem em São Paulo, mas podem ter as suas especificidades. Daí surgiu a ideia de reunir diferentes programas de pós-graduação de diferentes regiões do Brasil".

Sendo assim, as discussões ocorreram na sala de aula e, posteriormente, foram transcritas para fazer parte da publicação junto dos artigos produzidos pelos estudantes dessa disciplina. A versão final do trabalho está no e-book publicado, disponível de forma gratuita no site da editora Insular.

Livro "Transformações do Mundo do Trabalho do Jornalismo"

Vários autores, 2022

Disponível para download gratuito no site da editora Insular