top of page

Ex-alunas relembram 2ª década do Jornalismo da UFC em podcast; assista

  • 12 de nov. de 2025
  • 3 min de leitura

No segundo episódio do podcast Jornalismo UFC 60 Anos, as jornalistas Angela Marinho e Regina Ribeiro refletem sobre suas experiências acadêmicas no curso, durante período que vai de 1975 a 1985


Texto: Tuanny Lima

Edição: Robson Braga


Da esq. p/ dir.: Manoel Felipe Honorato, Mariana Correia, Ana Alice Freire, Regina Ribeiro, Angela Marinho e Kamilly Andrade
Da esq. p/ dir.: Manoel Felipe Honorato, Mariana Correia, Ana Alice Freire, Regina Ribeiro, Angela Marinho e Kamilly Andrade

O Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) lança, nesta quarta-feira, 12 de novembro, o segundo episódio do podcast em celebração a seus 60 anos. O episódio revisita a segunda década de funcionamento (1975-1985) a partir dos relatos de duas convidadas, Angela Marinho e Regina Ribeiro, jornalistas que passaram pelo curso nesse período na condição de alunas.


O episódio está disponível no canal do curso no YouTube e no Spotify, dedicando-se a memórias sobre um período ainda marcado pelo regime militar brasileiro, entre outras transformações sociais, acadêmicas e profissionais que marcaram o curso que, nesta quarta-feira (12), completa seus 60 anos de idade. 


Reflexo de um país recém-golpeado pela ditadura militar e ainda com feridas abertas e pulsantes, a Universidade buscava, naquelas décadas de 1970 e 1980, reestruturar-se após fortes restrições acadêmicas que marcaram a liberdade de expressão e deixaram incertezas acerca dos caminhos que o curso iria traçar. 


O episódio reúne lembranças a partir das vivências das duas ex-alunas e, a partir disso, recria momentos que ilustram o cenário dos primórdios do curso de Jornalismo no Ceará. “A gente tem lugares onde você pode exercer sua profissão dentro daqueles parâmetros que são colocados nas empresas… Eu considero o Jornalismo hoje como uma das profissões mais essenciais do mundo”, defendeu Regina Ribeiro, jornalista que ingressou no curso em 1982 e atua no jornal O Povo, de Fortaleza, desde a década de 1990. 


Junto às mediadoras do podcast, as estudantes Ana Alice Freire e Mariana Correia, as duas convidadas compararam o momento em que entraram na redação de jornal ao momento atual de grandes mudanças sociais, tecnológicas e comportamentais. “Eu acho que o jornalismo é sempre uma interrogação, a informação é sempre uma interrogação”, considera Angela Marinho, jornalista com vasta experiência sindical e uma das responsáveis pela idealização do jornal Diário do Nordeste em 1981. 


O podcast busca valorizar a história acadêmica junto de quem ajudou a construir essa história, valorizando o papel da Universidade na formação de diversos profissionais que atuam no Ceará, no Brasil e ao redor do mundo.


O podcast dos 60 anos do curso de Jornalismo conta com produção da estudante Kamilly Andrade, apoio de Manoel Felipe Honorato, captação de imagem de Guilherme Schmitt, edição final de Rafael Feliciano e coordenação geral do professor Robson Braga.


Sobre as convidadas


Uma das convidadas do episódio, Angela Marinho se formou em Comunicação Social, hoje Jornalismo, pela UFC em 1978. É especialista em assessoria de comunicação pelo Centro Universitário Estácio do Ceará e mestre em Ciências da Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas pela Universidade de Lisboa. Complementou sua formação com um bacharelado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor).


No início dos anos 1980, Angela compôs a equipe fundadora do Diário do Nordeste, onde trabalhou por dez anos. Atualmente, é presidente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce). Além de fundadora da Agência da Boa Notícia, é coordenadora do Prêmio Gandhi de Comunicação e hoje exerce a profissão como assessora de imprensa no Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará. 


Regina Ribeiro iniciou sua graduação em Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará em 1982. Ao longo de sua carreira, já trabalhou como editora-executiva de Política, Economia e Cultura do jornal O Povo, em Fortaleza. Regina atuou também como editora-executiva da Fundação Demócrito Rocha, editando livros de literatura infanto-juvenil. Atualmente, escreve semanalmente para o jornal impresso O Povo, para o formato digital O Povo + e se dedica aos estudos de Psicologia e Psicanálise. 


Ciclo de produções


Além do podcast, estão previstas outras produções que integram o ciclo de comemorações: a Revista Jornadas, concebida como um almanaque de memórias, histórias e reminiscências que percorrem as seis décadas do curso; e o documentário de mesmo nome, que recupera, em linguagem audiovisual, eventos e personagens marcantes dessa trajetória — uma forma de preservar e difundir a memória coletiva do Jornalismo da UFC.


Para mais informações, acesse a página de comemoração dos 60 anos do curso de Jornalismo da UFC.

 
 
bottom of page