top of page
Search

Entenda a rede hoteleira de Fortaleza e sua relação com o turismo de eventos

Updated: Oct 29, 2022

A capital cearense cresce na realização de eventos e na diversidade de locais para hospedagem


Por Fernanda Filiú

2º semestre do Curso de Jornalismo da UFC


Conhecida por suas belezas naturais e vocação cultural, Fortaleza se tornou símbolo do turismo nacional, com um vasto catálogo de opções de lazer, como praias, museus e teatros. De acordo com a Pesquisa de Sondagem Empresarial com Agências e Operadores de Turismo no Brasil, divulgada pelo Ministério do Turismo, entre junho e julho de 2022, a capital foi o 2° destino mais procurado no Brasil.


A orla de Fortaleza passou por recente reforma (Foto: Davi Pinheiro/ Governo do Ceará)


A chamada “Terra do Sol”, além de grande referência turística de sol e praia, vem ganhando força na realização de eventos corporativos, científicos e sociais. Para Marcos Pompeu, secretário executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-CE (Cetur), o turismo de eventos é uma alternativa no período de baixa estação. “A sazonalidade da ocupação hoteleira e também turística da cidade pode ser trabalhada e modificada a partir do turismo de negócios e eventos”, disse o representante.


Conforme os resultados da última Pesquisa de Dimensionamento Econômico do Turismo de Eventos, a capital cearense alcançou um notável crescimento na realização de eventos. Segundo Régis Medeiros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), os eventos são muito importantes para a cidade.


“O turismo de eventos é fundamental para uma capital grande como Fortaleza. O nosso centro de convenções é de 2012 e, desde esse ano para cá, nós viemos trabalhando na captação da cidade como um destino de eventos”, explicou Medeiros. Em 2022, Fortaleza receberá, pela primeira vez, o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (20° SBPJor), o mais relevante evento do campo da pesquisa em Jornalismo no Brasil.


Pela importância e demanda que o turismo tem em Fortaleza, a rede hoteleira possui altos níveis de ocupação. “Em 2021, ainda no período da pandemia, a taxa de ocupação foi de 51%. Já em 2022, a média foi de 69%”, o que mostra uma retomada”, afirmou o presidente da ABIH-CE.


A maior parte dos hotéis, pousadas e flats se encontram ao longo de bairros reconhecidamente turísticos como Praia de Iracema, Meireles e Mucuripe. Esse fator ocasiona uma minimização de opções ao público que não possui como foco as belas praias da orla da cidade.


Porém, com o crescimento do turismo de eventos na capital e a construção do Centro de Eventos do Ceará, o mais moderno e bem equipado centro de convenções da América Latina, houve a expansão de possibilidades de hospedagem como nos hotéis Íbis Fortaleza Centro de Eventos e Bristol Guararapes Hotel Fortaleza, localizados no bairro Guararapes. De acordo com o relatório mais recente dos Indicadores Turísticos no Ceará, de 2010 a 2019, a oferta hoteleira em Fortaleza cresceu, em número de leitos, 15,21%. No último ano da pesquisa, somente na capital cearense, existiam 30.937 leitos.


Já o Benfica — bairro que sediará o SBPJor — e os bairros em seu entorno não são tradicionalmente conhecidos por acomodar visitantes. A localidade é escassa de hotéis e pousadas. Contudo, o Centro da cidade, local próximo à região, apresenta mais opções. Além dessas alternativas, hospedagens de padrões superiores podem ser encontradas em bairros como a Praia do Futuro e em áreas mais afastadas como na orla metropolitana.


Para conferir indicações de hospedagem para estadia durante o SBPJor, acesse a seção Hospedagem do site do evento.

Comments


bottom of page