Quando foi convidado para elaborar a identidade visual do 20º Encontro Nacional da SBPJor, o professor Chico Neto, do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC), viu-se diante de inúmeros desafios. Dentre eles, o de construir uma marca que aludisse à cidade-sede do evento, Fortaleza, e que, ao mesmo tempo, acolhesse a pluralidade e a magnitude de um encontro de caráter nacional, sem deixar de lado as referências ao campo jornalístico.
A busca por inspiração foi parar na praia: no nascer e no pôr-do sol vistos da orla de Fortaleza, o publicitário encontrou as cores e imagens que resultaram na marca gráfica do 20ª Encontro da SBPJor e do 12º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJOR), que serão realizados de 9 a 11 de novembro deste ano, na UFC. Na galeria a seguir, veja os detalhes e aplicações da marca.
Polissêmica, a marca instiga múltiplas interpretações, conforme explica Chico Neto.
“Em uma primeira significação, percebe-se um olho e uma imagem estelar. Na parte inferior do símbolo, as curvas e ondas retratam nossos mares. O conjunto de cores traz o verde e o amarelo brasileiros, mas com tintas específicas da paisagem da orla fortalezense”.
Segundo o publicitário, a ideia era fugir da iconicidade, ou seja, trabalhar elementos que não fossem excessivamente literais e que permitissem múltiplas leituras. Os símbolos do olho e do sol presentes na marca da 20º SBPJor, por exemplo, podem ser lidos como uma metáfora da vitalidade presente no olhar científico, atento e investigativo dos pesquisadores e jornalistas.
A marca e o logotipo do 12ª JPJor são uma derivação da identidade do 20º SBPJor. Nela, o olhar mantém-se vivo, mas a imagem completa do “sol” cede espaço algo que está surgindo, à alvorada — referência ao fato de o evento envolver jovens pesquisadores em etapas iniciais de formação. Em uma das aplicações da marca, o plano de fundo remete à chuva, àquilo que faz brotar, dar frutos.
Os caracteres dos logotipos foram desenhados pelo próprio Prof. Chico Neto. A intenção foi compor um conjunto de letras autorais que combinasse com o desenho dos símbolos, mas que também tivesse personalidade suficiente para ser utilizado sozinho.
Em seu aspecto técnico, o projeto gráfico observou a capacidade de exploração da marca em microformatos (como o uso em imagens de perfil nas redes sociais), a funcionalidade, a economicidade e a reprodutibilidade em apenas uma cor, permitindo o uso em diferentes processos e tecnologias de impressão.
A marca deverá atender as diferentes demandas de identidade e sinalização visual do evento, tais como o site oficial, peças para redes sociais, banners, camisetas e outros.
Chico Neto foi convidado para desenvolver o trabalho pelo professor do Curso de Jornalismo da UFC e coordenador geral da comissão local de organização da SBPJor e JPJor 2022, Edgard Patrício. O autor da identidade visual é graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, especialista em Design Gráfico e atua principalmente nos seguintes temas: comunicação visual, design estratégico, processos criativos e marketing.
Comentarios