Curso de Jornalismo vence em duas categorias do prêmio Gandhi

O Curso de Jornalismo da UFC venceu em duas categorias do Prêmio Gandhi de Comunicação, promovido pela Agência da Boa Notícia (ABN). A solenidade de premiação aconteceu nesta quinta-feira (23), no Auditório Deputado Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa. A produção multimídia Além dos Muros, realizada nas disciplinas Laboratório de Jornalismo Mulmídia e Laboratório de Telejornalismo, foi a vencedora na categoria Estudante - Jornalismo Mídia Eletrônica. Já o documentário audiovisual Co.nhe.cer foi o vencedor na categoria Estudante - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Além dos Muros é uma exploração jornalística em profundidade acerca do medo e do destemor no espaço urbano, colocando em evidência narrativas sobre sujeitos que vivem em Fortaleza e como lidam, em suas rotinas, com a sensação de insegurança. A equipe vencedora foi formada por Iury Figueiredo Campos, Marcelo Andrey Monteiro de Queiroz, Ana Beatriz Leite de Souza, Filipe Pereira da Silva, Isabela Arraes Medeiros, Carlos Eduardo Pereira Freitas, Larissa Pereira dos Santos e Michel Miron de Melo. A orientação foi dos professores Naiana Rodrigues e Diego Morais.

Co.nhe.cer é um documentário audiovisual que traça o perfil da Educação de Jovens e Adultos em Fortaleza, por meio das histórias de treze personagens. A equipe vencedora é formada pelas estudantes Leticia Alves Chagas e Larissa Wenya Sousa Alcântara, com orientação da professora Naiana Rodrigues.

Perfil da premiação

Em 2017, o Prêmio Gandhi contou com 11 categorias e distribuiu um total de R$ 51 mil, cabendo R$ 6 mil para os vencedores das seis categorias profissionais e R$ 3 mil para os vencedores das quatro categorias estudantis e R$ 3 mil para a categoria produtor de conteúdo online.

Foram inscritos 129 trabalhos, sendo 84 de profissionais de comunicação (Jornalismo, Telejornalismo, Radiojornalismo e Publicidade e Propaganda), 29 de estudantes de Jornalismo e Publicidade e 16 de produtores de conteúdo online, categoria que contempla blogs, portais, podcasts, videologs e youtubers.

A ABN completou 10 anos em 2017 e busca estimular a cultura de paz através da comunicação. O Prêmio Gandhi visa reconhecer produções jornalísticas da imprensa local e nacional que discutam temas ligados à cultura de paz.