top of page
Search

Curso de Jornalismo debate cobertura jornalística de meio ambiente com físico chileno

A atividade foi realizada pela disciplina de Jornalismo Internacional


Por Julia Fernandes Fraga



A atividade foi realizada de forma remota em razão de o palestrante estar em seu país de origem. Foto: captura de tela.


O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), recebeu, na última sexta-feira (12/04), em conversa sobre cobertura jornalística de meio ambiente, o físico chileno especializado em vulcões e investigador da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam), Alex Onar González Mellado. O encontro se deu por videoconferência, com o convidado estando em Santiago (Chile), e foi promovido pela disciplina de Jornalismo Internacional, ministrada pela professora Maria Érica de Oliveira Lima.


Segundo a docente, o objetivo do momento era ampliar a visão dos futuros jornalistas, sobretudo em coberturas internacionais, possibilitando a troca com um especialista estrangeiro. "Trouxemos aqui o professor Alex, especialista em vulcões, na posição de fonte, ao invés de um jornalista, como se poderia imaginar, né, justamente para obter outra visão. É muito importante que os alunos que se interessam pelo jornalismo internacional acompanhem os fenômenos e os desastres ambientais, porque eles estão em pauta frequentemente", destacou Maria Erica.



O debate com o físico chileno mobilizou a reflexão da turma o intercâmbio entre cobertura científica e jornalismo internacional. Foto: captura de tela.


O convidado, Alex Onar, tratou sobre características da sua trajetória no estudo dos vulcões, passando pelos recentes incêndios no Chile e pelos terremotos no México, até chegar à pergunta-título da conversa "O que você consome de notícia internacional?". "Falando diretamente para vocês, jornalistas, eu penso que não se pode deixar de informar os fatos. Os fenômenos ambientais estão aí e vão continuar acontecendo. O importante é fazer isso de modo inteligente, sensível, entendendo a natureza como aliada do ser humano", finalizou o físico.


Giovana Feitosa, uma das participantes do debate, falou sobre a oportunidade. "Foi um momento de muito aprendizado. Eu, como estudante de Jornalismo, acho importantíssimo a gente ter esse contato com profissionais de outros países".

"O que você consome de notícia internacional?" foi a primeira conversa com especialista realizada no semestre 2024.1 de Jornalismo Internacional. Até a conclusão do período, outros debates deverão acontecer, sempre com foco na diversificação dos conhecimentos apresentados aos graduandos de Jornalismo da UFC.

bottom of page