Para Todos os Pódios é resultado da disciplina de Laboratório de Jornalismo II, em 2024.2, sob orientação do professor Edgard Patrício

"Eu aprendi a me aceitar, a ter orgulho da pessoa que eu sou, sem ter vergonha de mim. E sem falar que [...] a autonomia que eu tenho sobre mim mesma hoje em dia, veio tudo através do esporte".
"Ganhar uma medalha é uma coisa tão gratificante, porque você vê todo aquele esforço que você teve durante um ano e quando chega lá e ganha uma medalha... isso é bom demais".
Os trechos acima são da Clariene Abreu e do Adriano Varçosa, respectivamente, dois paratletas cearenses que são apresentados ao longo da série "Para todos os pódios: um retrato do paradesporto cearense", uma reportagem produzida por estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará.
A série foi elaborada pelos alunos Karizia Marques, Luís Otávio (in memorian), Maria Clara Lima e Maria Fernanda Melo, na disciplina de Laboratório de Jornalismo II e apresenta o que é o paradesporto, quais são as iniciativas que o desenvolvem no Ceará e quem são as pessoas que vivem dele.
Ao longo de seis episódios, você é levado para entender: qual o cenário do paradesporto no Ceará? Quais são os projetos e instituições estão por trás de incentivar a formação de novos talentos no paradesporto? Como é uma competição que envolve diversas modalidades de parabadminton? Como funcionam as políticas públicas de incentivo? E quais são os personagens envolvidos em todos esses cenários?
Ouça o podcast Para Todos os Pódios no Spotfy.
Foto 2 - Adriano Vaçosa e José Cleilson com estudantes de Laboratório II na Copa Danyminton
Foto 3 - Clariene Abreu, paratleta cearense que participou do Parapan
Foto 4 - Carlos Alberto Lobo, paratleta cearense que participou das Paralimpíadas de Londres 2012
Fotos 5, 6 e 7 - Dia de Surf Cooperativo na Praia do Futuro e registros do Instituto Povo do Mar
Foto 8 - Campeonato da etapa cearense de Parabadminton, na Copa Danyminton