Cuida, Criatura! que o Ceará chegou à COP30
- Curso de Jornalismo
- há 11 minutos
- 3 min de leitura
Projeto de jornalismo da UFC realiza cobertura ambiental com perspectiva independente e voltada às juventudes, em parceria com o portal #Colabora, @ufcinforma e Universitária FM

O projeto de extensão “Cuida, Criatura!”, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), esteve em Belém para cobrir a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). No dia 3 de novembro, Ana Alice Freire, Bernardo Maciel, Gabriel Matos e Mafê Melo, voluntários do projeto, desembarcaram na capital paraense com a missão de realizar uma cobertura jornalística descomplicada e assertiva no centro das discussões, orientada pelas perspectivas e necessidades das juventude nordestinas. O evento se encerrou no dia 21/11 e os estudantes retornaram a Fortaleza no dia seguinte.
O público pôde acompanhar a cobertura da COP30 e das programações paralelas (como a Cúpula dos Líderes, Cúpula dos Povos, rodas de conversa — com jornalistas e diálogos com representantes do terceiro setor) — por meio de uma colaboração editorial entre o Cuida, Criatura! e o portal #Colabora. A parceria une as visões independentes e complementares dos dois projetos, que passam a produzir e publicar conteúdos nas redes sociais.
Dessa aproximação surgiu a iniciativa “#Colabora, Criatura!”, que amplia o olhar sobre sustentabilidade para além do meio ambiente, alcançando temas como educação, saúde, desigualdade, saneamento, diversidade, consumo, paz e justiça — todos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.
O Cuida, Criatura! também mostrou a presença da UFC na COP 30, com entrevistas de professores e estudantes que participam do evento. Esse material foi produzido em colaboração com o perfil UFC Informa no Instagram.
Para acompanhar a cobertura nas redes sociais, basta acessar instagram.com/cuida.criatura.
Também, o projeto segue com a programação semanal na Universitária FM, às 18h30 das terças-feiras, com inserções dos repórteres nos programas que abordam as temáticas relacionadas à COP30. Quem estiver no Ceará pode ouvir a Universitária FM sintonizando 107.9. A programação também está disponível pelo aplicativo da emissora, com conteúdos acessíveis on e offline.
O planejamento para ir à cidade-sede da COP30 começou em janeiro de 2025 e se estendeu por dez meses, movimentando um intenso engajamento dos estudantes participantes do projeto — em sua maioria, voluntários. Ao longo desse período, o grupo conduziu a divulgação pública da iniciativa, organizou campanhas de financiamento coletivo, como a criação da Vakinha Solidária e a venda de uma rifa, e realizou visitas, articulações internas e ações de relações públicas para consolidar apoios. Esse esforço contínuo foi essencial para viabilizar a viagem, somando-se ao amparo institucional e fundamental aporte financeiro oferecido pela Universidade Federal do Ceará.
No retorno a terras cearenses, os extensionistas do Cuida que estiveram em Belém participaram, na última quarta-feira (26), de um bate-papo com estudantes do Curso de Jornalismo, dentre eles os alunos da disciplina optativa Jornalismo Ambiental (fotos a seguir). Na conversa, mediada pela professora Rosane Nunes, os enviados do projeto a Belém apresentaram suas impressões sobre o evento e seus desdobramentos.
Com o lema “Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do teu ouvido”, o “Cuida, Criatura!” trabalha as temáticas de meio ambiente, mudanças climáticas e divulgação científica por meio de uma linguagem regional e voltada ao público jovem. O projeto tem orientação de Rosane Nunes, professora do curso de Jornalismo (UFC) e diretora da Universitária FM 107.9, rádio educomunicativa com 44 anos de tradição.
Conheça o Cuida, Criatura!
O “Cuida, Criatura!” é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculado à Universitária FM 107.9, criado em abril de 2024 por dois estudantes de Jornalismo, Gabriel Matos e Mafê Melo. É veiculado ao vivo na Universitária FM 107.9, toda terça-feira, às 18h30. Posteriormente, os episódios são disponibilizados na íntegra nos principais tocadores de áudio. Além disso, o Cuida, Criatura! também produz conteúdo para as redes sociais, com foco no Instagram e no TikTok.
“Cuida, Criatura!” carrega uma ambiguidade proposital e profundamente cearense. No sentido literal, evoca o ato de cuidar, de zelar pelo meio ambiente e assumir a responsabilidade coletiva pela nossa casa comum. Mas, no Ceará, “cuidar” também é um chamado à pressa — um “cuida!” que significa anda logo, te mexe, porque o tempo está curto. Assim, o nome sintetiza tanto o cuidado quanto a urgência diante da crise climática. Já “criatura” nos lembra que somos parte da natureza, não separados dela: somos também criaturas do ecossistema que precisamos proteger.
Serviço
Cuida, Criatura! na COP 30
De 6 a 22/11 em Belém, Pará
Conteúdos disponíveis em: https://www.instagram.com/cuida.criatura/ e http://www.radiouniversitariafm.com.br/online/







