Evento, na próxima terça (18), faz parte do ciclo de atividades comemorativas aos 60 anos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará

Qual a qualidade da informação sobre o meio ambiente? Quem tem acesso a ela? Como jornalistas e ambientalistas podem trabalhar juntos em tempos de negacionismo climático? Essas e outras perguntas serão respondidas durante o debate Futuros Possíveis — Jornalismo e Meio Ambiente, dia 18 de fevereiro, às 18h, no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará - ADUFC. O evento compõe o Ciclo 60 Anos, calendário de atividades alusivas às seis décadas do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), que se completam em novembro deste ano.
A mesa sobre perspectivas do jornalismo e da comunicação ambiental contará com a presença das jornalistas Catalina Leite (O Povo) e Thays Lavor (InfoAmazônia), do vereador Gabriel Aguiar e da professora e coordenadora do curso de Economia Ecológica da UFC, Maria Inês Escobar. Participam também estudantes do projeto de extensão Cuida, Criatura!, que veicula programa de jornalismo ambiental na Rádio Universitária FM. A mediação da mesa fica por conta da professora do curso de Jornalismo da UFC, Rosane Nunes. O evento é aberto ao público e não requer inscrição. Haverá emissão de certificado.
Sobre o Ciclo 60 Anos
O Ciclo 60 Anos do Curso de Jornalismo é uma série de atividades alusivas ao aniversário do Curso, que será celebrado em 12 de novembro de 2025. Ao longo deste ano, estão previstas mesas redondas, discussões acadêmicas, eventos de natureza cultural e outras atividades cujo objetivo é celebrar e pensar o jornalismo a partir do olhar de diferentes atores sociais, como egressos, profissionais, pesquisadores e representantes da sociedade civil.
“A história do Curso de Jornalismo atravessa e é atravessada pelas mudanças e rupturas que acontecem tanto na própria profissão quanto na sociedade de maneira mais geral”, comenta o professor Rafael Rodrigues, integrante da comissão de organização do Ciclo. “Essa narrativa da inserção do Curso em nossa cidade e estado nos guia como referência para pensar o presente, o passado e o futuro do jornalismo, o que estamos buscando fazer com essa série de eventos que culminam no aniversário, em novembro”, declara.
Serviço
Ciclo 60 Anos do Curso de Jornalismo
Evento Futuros Possíveis — jornalismo e meio ambiente
18/02/2025, às 18 horas
Local: Auditório da ADUFC
Avenida da Universidade, 2346 - Benfica
Mesa mediada pela professora Rosane Nunes (Jornalismo/ICA/UFC) com a presença de Catalina Leite (O Povo), Gabriel Aguiar (vereador pelo PSOL), Maria Inês Escobar (coordenadora do Curso de Economia Ecológica da UFC e secretária geral da ADUFC) e Thays Lavor (InfoAmazonia).
A entrada é gratuita e não é necessária inscrição. Há emissão de certificado.
Pessoas convidadas
Catalina Leite é editora-adjunta do O POVO+ e jornalista especializada em ciência, meio ambiente e clima, mantendo coluna sobre o assunto no OP+. É formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e premiada a nível regional e nacional com reportagens sobre ciência e meio ambiente. Faz parte da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA).
Gabriel Aguiar (Gabriel Biologia) é biólogo e mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela UFC. Divulgador científico por anos, hoje é Vereador de Fortaleza no segundo mandato e presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara Municipal. Há 15 anos dedica sua vida à proteção ambiental e justiça social.
Maria Inês Escobar possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Política Pública e Meio Ambiente/UnB e Doutorado em Educação pela USP. Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará no Departamento de Ciências do Solo e coordena o Curso de Economia Ecológica. Ocupa o cargo de Secretária Geral do Sindicato Docentes das Universidade Federais do Ceará, integra a Comissão de Heteroidentificação da PROGRAD/UFC. É membro da Comissão Nacional de Educação na Reforma Agrária do INCRA/MDA e coordena o projeto de Governança Fundiária e Ambiental no Ceará no âmbito do Programa Cientista Chefe da FUNCAP.
Thays Lavor é jornalista e pesquisadora. Está como coordenadora de projetos educacionais e de dados na InfoAmazonia, integra o conselho fiscal da Abraji e a rede de pessoas embaixadoras para inovação cívica na Open Knowledge Brasil. É mestra em comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Ciência de dados pela Esalq/USP e doutoranda em comunicação na UFBA.