“Ismar Capistrano, presente!”
- Kamila Fernandes
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 4 dias
Curso de Jornalismo da UFC presta homenagem e convida discentes e docentes a saudarem a memória do jornalista e professor falecido em 24 de março
Texto: Taís Lustosa
Fotos: João Rodrigues*

“O curso de Jornalismo, nos seus 60 anos, sofre esse duro golpe com a partida precoce do professor Ismar. Os alunos e as alunas perdem um incentivador, um dedicado professor e um amigo, para aqueles que conseguiram cativá-lo”, discursou a professora Maria Érica Lima, emocionada, durante a homenagem ao professor Ismar Capistrano Costa Filho, que faleceu no dia 24 de março, aos 51 anos de idade, vítima de um câncer.
O evento aconteceu na última terça-feira, 8 de abril, no Auditório José Albano, no Centro de Humanidades I (CH1), em Fortaleza, e foi promovido pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), no intuito de destacar o impacto causado pelo jornalista Ismar Capistrano dentro e fora dos muros da universidade.
Leia também: Um adeus ao professor Ismar Capistrano

Colegas de profissão e alunos de Ismar aproveitaram o momento para recuperar momentos vividos ao lado do professor. “A nossa turma agora está espalhada por redações, mas a primeira notícia que a gente fez, que a gente aprendeu, foi com o Ismar”, reforçou Rafael Santana, estudante do sétimo semestre de Jornalismo.
Ismar era conhecido pela sua personalidade forte e seus métodos criteriosos dentro de sala de aula, o que foi destacado pelos alunos durante os discursos. A professora Rosane Nunes, contemporânea do jornalista durante a graduação, ressaltou sua personalidade justa e coerente. “O Ismar professor é um reflexo do Ismar aluno. Ele nunca cobrou o que ele não fazia”, explicou.
Na plateia, estiveram presentes esposa, irmãos, sobrinha e tias do homenageado. Ao fim do tributo, o curso ainda concedeu à irmã, Iafa Capistrano, e à esposa, Patrícia Capistrano, duas placas que destacam o legado do professor Ismar na Universidade Federal do Ceará. As placas foram entregues pelos professores Nonato Lima e Kamila Fernandes, que também prestaram seus depoimentos.
Natural da cidade de Quixadá, Ismar se formou em Comunicação Social - Jornalismo em 1995, fez mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, no ano de 2008 (UFPE) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2016, onde sob orientação da professora Ângela Marques, desenvolveu a tese "Usos Sociais das Rádios Zapatistas: o Mapa Noturno da Construção da Autonomia nas Mediações Comunicativas da Cultura".
O jornalista dedicou sua vida à pesquisa, ao rádio, às culturas populares e à comunicação comunitária. Era conhecido como um trabalhador constante que, até seus últimos momentos, manteve-se compromissado com seus alunos, ao persistir dando aulas até o fim do semestre letivo de 2024.2.
Apesar de suas extensas contribuições, seja dentro de projetos de extensão, cargos de gestão ou na docência, a partida precoce de Ismar deixará saudades no curso de Jornalismo.
*Taís Lustosa e João Rodrigues são estudantes do curso de Jornalismo da UFC / Edição: Robson Braga