Estudantes da UFC vencem etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Produto multimidiático “Rapadura é doce, mas não é mole” alcançou primeiro lugar na categoria Jornalismo Universitário e avança para etapa regional da premiação

Yuri Lima, Jonathan Borges, Amanda Andrade e Fernanda Filiú durante premiação no Náutico Atlético Clube, em Fortaleza / Curso de Jornalismo/UFC

Um grupo de estudantes do 5º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) venceu, nesta terça-feira, 17 de setembro, a etapa estadual da 11° edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria de Jornalismo Universitário.

Amanda Andrade, Fernanda Filiú, Jonathan Borges e Yuri Lima receberam o troféu em cerimônia realizada no Náutico Atlético Clube, em Fortaleza, e agora se preparam para as etapas regional e nacional, cujas datas ainda serão divulgadas pela comissão organizadora.

O quarteto foi premiado com a a reportagem multimidiática “Rapadura é doce, mas não é mole”, produzida na disciplina de Jornalismo Multimídia.

O produto investiga o contexto da rapadura no Ceará, bem como sua importância econômica e cultural, por meio das narrativas de pequenos e médios produtores do derivado da cana de açúcar no estado.

A reportagem “Rapadura é doce mas não é mole” conta a história da Rapadura, uma iguaria que movimenta a vida de centenas de pessoas no Ceará. Presente no dia a dia dos cearenses, a rapadura une cultura, economia e empreendedorismo, dialogando com o tema do Prêmio Sebrae de Jornalismo deste ano, “A força do jornalismo a favor da cultura empreendedora”.

Como um produto multimídia, o trabalho tem como foco contar as histórias das pessoas que vivem da rapadura de forma inovadora, fazendo jus ao legado e a importância dessa produção que continua a movimentar a economia até os dias de hoje.

“Receber esse prêmio foi muito emocionante, principalmente pelo fato de ganharmos com um trabalho de temática tão importante para a economia e cultura local. Sendo estudantes de jornalismo, nos sentimos honrados por ter a oportunidade de mostrar nosso trabalho e a potência da futura geração de jornalistas que está por vir”, avalia Fernanda Filiú.

“Visitamos os engenhos da CE 040, acompanhamos a produção e garantimos o melhor que podíamos fazer com o que tínhamos. São horas extensas de trabalho, relações familiares que perpetuam a jornada desde os canaviais até a mesa do consumidor. Desde o começo esse trabalho me marcou de uma forma especial, por desenterrar memórias que guardo com carinho das histórias hereditárias da minha família. De como a rapadura sempre esteve presente nos trajetos dos meus ancestrais”, detalha Jonathan Borges.

Sobre o Prêmio Sebrae de Jornalismo

O Prêmio Sebrae de Jornalismo é um concurso de referência no fomento de ações jornalísticas sobre empreendedorismo no Brasil. A iniciativa visa reconhecer reportagens ligadas ao universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais e meios de comunicação.

Ao todo, o concurso engloba cinco categorias: Jornalismo em Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário.

Os três primeiros lugares de cada uma das cinco categorias receberão premiação em dinheiro e certificado. Já o primeiro lugar de cada uma das categorias recebe, ainda, troféu e o direito de representar o estado na etapa regional, que é classificatória para a etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Primeiros colocados de cada uma das cinco categorias da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo / Curso de Jornalismo/UFC

Vencedores da etapa estadual - categoria Jornalismo Universitário - Prêmio Sebrae de Jornalismo

• 1º lugar: "Rapadura é doce, mas não é mole” - Universidade Federal do Ceará (UFC)

• 2º lugar: “Coletivo SemHoras incentiva empreendedorismo feminino em Fortaleza” - Universidade de Fortaleza (Unifor)