Gabriel Damasceno e Guilherme de Castro foram os vencedores da região Nordeste do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão 2024
Os estudantes Guilherme de Castro e Gabriel Damasceno, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), divulgaram, nesta sexta-feira (8), o documentário "Águas que sobem, vidas que mudam: o impacto do aumento do nível do mar nas comunidades costeiras do Ceará", no canal do curso de Jornalismo da UFC no YouTube.
A produção audiovisual é resultado do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão 2024, realizado pelo Instituto Vladimir Herzog. A dupla de estudantes foi a vencedora da região Nordeste da premiação.
Os cinco documentários contemplados com recursos do Prêmio Jovem Jornalista – um de cada região do país – foram exibidos pela primeira vez em 30 de outubro, durante evento realizado no Memorial da Resistência de São Paulo, na capital paulista.
Na ocasião, os alunos foram acompanhados pelo professor orientador Edgard Patrício, do curso de Jornalismo da UFC.
A premiação tem como intuito mobilizar estudantes de jornalismo de todo o país para a produção de pautas focadas nos direitos humanos. Neste ano, uma pauta de cada região do Brasil foi selecionada, e os alunos receberam financiamento para realizar a produção dos documentários.
Gabriel Damasceno explica que a dupla fez um levantamento inédito criado a partir do cruzamento de dados disponibilizados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e pelo Censo Demográfico de 2022.
"Esse levantamento foi realizado em parceria com o IBGE e indica a quantidade de residências em Icapuí localizadas a menos de 1 km de distância dos pontos de erosão costeira da região. Dessa forma, a gente pôde ter uma ideia de quantas residência podem ou já estão sendo afetadas pelo avanço da maré no município", detalha.
Segundo Guilherme de Castro, o intuito do documentário foi mostrar quem são as pessoas mais afetadas pelo aumento do nível do mar no Ceará, fenômeno que está diretamente ligado à emergência climática e que tende a se tornar cada vez mais frequente nos próximos anos.
"Para isso, visitamos o município de Icapuí, comunidade que vem sofrendo com o avanço da maré há mais de uma década e que viu suas casas serem engolidas pelo mar nos últimos anos", destaca.
O professor Edgard Patrício destacou a responsabilidade social do jornalismo ao analisar o produto final confeccionado pelos estudantes.
"O minidoc do Guilherme e do Gabriel diz muito das possibilidades do jornalismo, um jornalismo que pode estar atravessado pela responsabilidade social que caracteriza a profissão. Trazer a discussão sobre mudanças climáticas para o cotidiano das pessoas permite que elas percebam que, para além de ser um tema circunscrito aos ambientalistas, é um tema que impacta diretamente a vida de cada um e de cada uma", ressalta.
VENCEDORES
Gabriel Damasceno e Guilherme de Castro (UFC) - Águas que sobem, vidas que mudam: o impacto do aumento do nível do mar nas comunidades costeiras do Ceará
Andreza Costa Dias, Yris Victoria dos Santos Soares e Marcelo Amador de Oliveira Dias (UFPA) - Liberdade pra quem?
Julia Lopes Faria e Júlia Giusti da Costa (UnB) - De sonho e de pó: a vida das meninas e jovens mulheres no Sol Nascente, a maior favela do Brasil
Yago José Godoy de Andrade, Laura Berg de Oliveira e Kaio Vinicius Magalhães Dias (UFRRJ) - Terra prometida, terra conquistada: o que os dados revelam sobre a ascensão do narcopentecostalismo no Rio de Janeiro
Gabriela Sardi Jarzynski, Leticia Menezes Pasuch e Lucas Vidal dos Santos (UFRGS) - Muita casa sem gente, muita gente sem casa: os desafios do acesso à moradia no Centro Histórico de Porto Alegre
Entrar no mundo das apostas online em Moçambique ficou muito mais fácil depois que comecei a usar 1win login. A plataforma é simples de usar, com odds competitivas em vários esportes. Gostei também de como eles oferecem suporte rápido para esclarecer dúvidas. Para quem quer uma experiência confiável, recomendo experimentar.