top of page
Buscar

Ciclo 60 anos do curso de Jornalismo da UFC abre com o debate Interseções entre jornalismo e audiovisual

Atualizado: 5 de fev.

A mesa é o primeiro evento para celebração de aniversário do curso, comemorado em novembro. Até lá, uma série de atividades pensa a profissão e suas relações na atualidade



As interseções entre jornalismo e audiovisual são o tema do evento inaugural do Ciclo 60 Anos, que comemora mais uma década de atuação do Curso de Jornalismo da UFC. Marcado para o dia 28 de janeiro, às 18h no auditório Rachel de Queiroz, o debate reúne os jornalistas e egressos do curso Euziane Bastos, Janaína Marques e Rogério Bié, numa troca de percursos e experiências. Na mediação da mesa, a professora Júlia Lopes.


Linguagem de forte presença na produção jornalística e nos hábitos de consumo de informação, o audiovisual se apresenta também como um campo profissional ampliado. Seja na prática jornalística, seja em suas derivações possíveis ou no domínio da ficção, semelhanças na produção e na ética que conduz todas essas práticas são objeto de conversa a partir das experiências dos profissionais convidados. 


Vamos, ainda, pensar a produção jornalística e da linguagem audiovisual em mídias como o cinema e as novas plataformas, outro aspecto incontornável na vida de qualquer profissional. Uma das perguntas que nos guia nessa discussão é, portanto: Como a bagagem do curso de jornalismo contribui para o fazer audiovisual na atualidade? 


O Ciclo 60 anos


O Ciclo 60 Anos do Curso de Jornalismo é uma série de atividades alusivas ao aniversário do Curso, que será celebrado em 12 de novembro de 2025. Ao longo deste ano, estão previstas mesas redondas, discussões acadêmicas, eventos de natureza cultural e outras atividades cujo objetivo é celebrar e pensar o jornalismo a partir do olhar de diferentes atores sociais, como egressos, profissionais, pesquisadores e representantes da sociedade civil. 


“A história do Curso de Jornalismo atravessa e é atravessada pelas mudanças e rupturas que acontecem tanto na própria profissão quanto na sociedade de maneira mais geral”, comenta o professor Rafael Rodrigues, integrante da comissão de organização do Ciclo. “Essa narrativa da inserção do Curso em nossa cidade e estado nos guia como referência para pensar o presente, o passado e o futuro do jornalismo, o que estamos buscando fazer com essa série de eventos que culminam no aniversário, em novembro”, declara.



Serviço


Ciclo 60 Anos do Curso de Jornalismo

Evento inaugural Interseções entre jornalismo e audiovisual

  • 28/01/2025, às 18 horas

  • Local: Auditório Rachel de Queiroz - Centro de Humanidades 2 - Campus Benfica - Avenida da Universidade, 2762

  • Mesa mediada pela professora Júlia Lopes (Jornalismo/ICA/UFC) com a presença de Euziane Bastos (jornalista egressa da UFC), Janaína Marques (cineasta e jornalista egressa da UFC) e Rogério Bié (jornalista egresso da UFC)

  • A entrada é gratuita e não é necessária inscrição.


Convidados


Euziane Bastos é cearense e jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Natural de Irauçuba com residência em Fortaleza, iniciou sua jornada no audiovisual já nos últimos anos do ensino médio, quando costumava gravar vídeos para um canal no YouTube e documentários para trabalhos da escola. Ao entrar na faculdade, integrou o Grupo de Estudos e Práticas em Jornalismo Audiovisual (Gruppe) como membro voluntário e, em seguida, assumiu a coordenação do projeto. Tem experiência na área de roteirização, direção e produção audiovisual. Em 2023, dirigiu o seu primeiro documentário longa-metragem, “Filhos do Vento”. Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para redes sociais.


Janaína Marques é diretora, roteirista, continuísta e professora de audiovisual. Formada em direção cinematográfica pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños (EICTV-Cuba) e pós-graduada em Gestão da Indústria Cinematográfica pela Universidade Carlos III, em Madrid, Espanha, sendo assessorada por Diego Pajuelo Almodóvar, diretor financeiro da produtora “El Deseo”, de Pedro Almodóvar. Também concluiu o curso técnico no Colégio de Realização em Cinema e Televisão, em 2001, no Instituto Dragão do Mar, onde ainda estudou Teatro e Crítica Cinematográfica. E é graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, em 2003. 


Rogério Bié é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e natural de Santa Quitéria (CE). Teve sua trajetória no audiovisual potencializada na graduação, onde participou ativamente do Grupo de Estudos e Práticas em Jornalismo Audiovisual (Gruppe) e desenvolveu projetos premiados, como o especial multimídia "Ceará em Cena". Com experiência na roteirização, direção e edição, em 2023 dirigiu o documentário longa-metragem "Filhos do Vento". É gestor de mídias sociais na Secretaria da Educação do Ceará, onde atua como videomaker e na gestão de projetos de impacto social.

© 2025 Curso de Jornalismo da UFC. Criado com Wix.com

Avenida da Universidade, 2762, Benfica, Fortaleza - Ceará CEP 60020-180 

  • Facebook Black Round
  • Instagram Black Round

+55 85 3366.7710   |   coordenacaojornalismo@ufc.br

ica ufc colorido p ok.png
bottom of page