Eleição para nova gestão ocorre nos dias 16 e 17 de novembro, no prédio do curso de Jornalismo, no CH2, Benfica
Às/aos docentes e discentes do curso de Jornalismo da UFC,
Nós, Robson da Silva Braga e Naiana Rodrigues da Silva, professores que compõem a chapa única que se candidata a coordenador e vice-coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), para o triênio que se estende de março de 2023 a fevereiro de 2026, com consulta pública (eleições) prevista para os dias 16 e 17 de novembro de 2022, vimos a público para nos apresentar e expor nossos compromissos de gestão junto ao corpo docente e ao corpo discente do curso citado, bem como perante a comunidade acadêmica como um todo.
Robson da Silva Braga é professor do Curso de Jornalismo desde 2017, mas também tem uma história bem mais antiga com o Curso. Foi no Benfica que se formou jornalista e foi também onde deu os primeiros passos na carreira acadêmica, com o mestrado em Comunicação, concluído em 2010. Depois disso, foi para o Rio Grande do Sul, onde fez o doutorado também em Comunicação na UFRGS, concluído em 2015, e em seguida para o Rio de Janeiro, para um pós-doc na Uerj, atuando, em seguida, como professor substituto da ECO/UFRJ. Antes de mergulhar de vez no mundo acadêmico, atuou como jornalista no jornal O Povo e na Adital, além de fazer frilas para o Diário do Nordeste e para o jornal Brasil de Fato. Já no curso, assumiu o comando da Liga, consolidando, assim, uma trajetória com intensa relação com questões relacionadas aos direitos humanos. Atualmente, é tutor do PET de Comunicação.
Naiana Rodrigues da Silva é professora efetiva do Curso de Jornalismo desde 2014, porém leciona desde 2004, quando iniciou a carreira docente como professora substituta do Curso de Jornalismo da UFC, cargo que ocupou novamente entre os anos de 2011 a 2013. Também trabalhou como professora nos cursos de Jornalismo da Unifanor, à época nomeada apenas Faculdades do Nordeste (Fanor), e da Faculdade 7 de Setembro, hoje denominada Uni7. Em paralelo às atividades acadêmicas, atuava também como jornalista no jornal Diário do Nordeste, onde ocupou os cargos de repórter e editora substituta, entre os anos de 2004 a 2013, escrevendo para os cadernos de Cidade (cotidiano), Caderno 3 (editoria de cultura), Caderno Eva (publicação feminina), Revista Siará (publicação de cultura, moda e comportamento) e Revista Gente (publicação de cultura, moda e comportamento). A professora é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem, mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É ainda pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA-USP) e do grupo Práxis no Jornalismo (PRAXISJOR-UFC). Tem como temas de interesse o trabalho de jornalista, o discurso jornalístico e a identidade profissional.
Enquanto docentes do curso, nos comprometemos a realizar uma gestão transparente, dialógica e plural. Em razão das transformações que envolvem a prática do jornalismo, acentuadas nas últimas duas décadas, tanto pelas mudanças tecnológicas quanto pelas crises políticas e sociais que ainda abalam as estruturas nacionais, nos comprometemos com os objetivos e ideais que se seguem a fim de garantir uma boa condução do curso de Jornalismo da UFC pelos próximos três anos. Adotamos, portanto, os seguintes compromissos de gestão:
Garantir a formação qualificada do corpo discente, estimulando sua permanência no curso e participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão;
Assegurar as condições necessárias à formação do estudante dentro do período previsto para a conclusão do curso, reduzindo ao máximo a evasão escolar;
Promover uma relação harmônica entre estudantes e professores, estimulando o diálogo horizontal e dirimindo possíveis conflitos;
Orientar e acompanhar os estudantes durante o período de matrículas semestrais;
Estabelecer diálogo com as principais empresas de comunicação do estado, a fim de assegurar o cumprimento das leis de estágio, garantindo boas condições de trabalho aos estudantes;
Estimular a participação dos estudantes em congressos acadêmicos, a exemplo da Intercom, bem como em exposições acadêmicas, a exemplo da Expocom;
Estreitar o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão, por meio de trocas estabelecidas entre disciplinas, projetos de pesquisa e projetos de extensão;
Manter um diálogo harmônico com a direção do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e com a administração superior da Universidade;
Orientar, periodicamente, os estudantes sobre as atividades complementares e de extensão que devem cumprir ao longo da formação;
Estreitar laços entre a graduação em Jornalismo e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), incentivando os graduandos que demonstrem interesse em seguir carreira acadêmica;
Estimular professores e estudantes a utilizarem os equipamentos, laboratórios e estúdios mantidos pelo curso de Jornalismo, prezando pelo uso responsável dos espaços e do material tecnológico;
Incentivar a participação dos corpo discente junto às decisões do curso, convocando representantes do diretório acadêmico para as reuniões de colegiado e colaborando com as ações promovidas pelo DATA;
Adotar mecanismos para uma ampla divulgação das bolsas disponíveis entre os estudantes do curso;
Promover a participação dos estudantes nos projetos de pesquisa e extensão, especialmente os estudantes dos primeiros semestres;
Adotar um diálogo constante com o Programa de Educação Tutorial (PET) de Comunicação, pensando ações conjuntas de ensino, pesquisa e extensão que auxiliem na formação dos estudantes;
Publicizar as ações desenvolvidas pelo curso por meio do site do curso e do perfil mantido pelo curso no Instagram;
Tomar decisões em colegiado, sempre que for necessário e possível, realizando reuniões mensais para informes e decisões coletivas;
Construir diálogos e parcerias entre os projetos de extensão do curso de Jornalismo;
Trabalhar em prol de uma infraestrutura adequada e de equipamentos apropriados à formação acadêmica dos estudantes;
Estreitar os laços do curso de Jornalismo com os demais cursos da Universidade, em especial com os cursos do ICA;
Ofertar o maior número possível de disciplinas optativas, de modo a garantir a conclusão do curso em tempo hábil;
Promover a participação do corpo docente nas diversas comissões (atividades complementares, horas de extensão, avaliação local do Expocom, parecer em projetos de extensão e de pesquisa etc.), de modo a distribuir o trabalho de gestão de forma equilibrada;
Pensar estratégias para uma distribuição equânime de atribuições profissionais entre os docentes, garantindo equidade quanto às condições de trabalho entre os colegas.
Fortaleza, 14 de novembro de 2022.
Robson Braga e Naiana Rodrigues
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