Alunas de Jornalismo realizam pesquisa sobre precarização de estagiários de comunicação no Ceará
- Curso de Jornalismo
 - há 11 minutos
 - 2 min de leitura
 
O trabalho investigou como estudantes de comunicação encaram o estágio, as condições de trabalho e o vínculo entre o aprendizado acadêmico e o mercado profissional
Texto: Isabella Pascoal
Edição: Naiana Rodrigues

Por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), as alunas, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rita Izabele Vasconcelos e Isabella de Lima Pascoal, sob orientação da professora e coordenadora, Dra. Naiana Rodrigues, desenvolveram a pesquisa "A precarização do trabalho e os sofrimentos laborais dos estagiários no mundo do trabalho da comunicação cearense".
O estudo foi estruturado em três etapas: coleta de dados por meio de formulários, realização de entrevistas e elaboração do relatório final. Entre os objetivos, esteve compreender as condições de trabalho, remuneração e aprendizado enfrentadas por estagiários de comunicação no estado.
Além de analisar a relação entre o mercado de trabalho e a universidade, o estudo também investigou como os alunos percebem as disciplinas do curso, o aprendizado que adquirem na prática profissional, o que entendem por precarização e como se relacionam com as leis de estágio.
Os resultados da pesquisa já começaram a circular em espaços acadêmicos e científicos. Parte das análises foi apresentada no Intercom Nordeste 2025, realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do artigo “Precarização do trabalho e os sofrimentos laborais de estagiários no mundo do trabalho da comunicação cearense”, no Grupo de Trabalho Comunicação e Trabalho, coordenado pelos professores Rafael Costa e Naiana Rodrigues.
O estudo também será apresentado na sessão coordenada da Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo (Retij), durante o 23º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) — um dos principais eventos do campo de estudos em Jornalismo no Brasil. Nesta ocasião, será apresentado o artigo “A precarização e os sofrimentos laborais de estagiários de jornalismo no mundo do trabalho cearense”, que sintetiza os dados obtidos por meio do questionário aplicado aos estagiários.
Ainda em novembro de 2025, a pesquisa será apresentada nos Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará, ampliando o alcance das reflexões e consolidando o diálogo com a comunidade acadêmica.
O relatório completo da pesquisa pode ser acessado aqui



