“Acho que me ensinou esperança": aula aberta de Jornalismo com Sônia Bridi renova os caminhos do Jornalismo
- Kamila Fernandes
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Na segunda, 29, no Teatro Celina Queiroz, às 10h, aconteceu o lançamento da primeira edição da Academia LED | Nordeste Jornalismo Globo na Universidade.
Texto: Lucas Mateus
Edição: Naiana Rodrigues

As jornalistas da Rede Globo, Sônia Bridi, Aline Oliveira e Bianka Carvalho revelaram ao público suas trajetórias de vida no jornalismo na aula aberta. Foto: Luiz Ribeiro.
A aula teve como tema “Inovação nas Cidades: onde Nordeste se Reinventa" e as convidadas foram Aline Oliveira, da TV Verdes Mares, Bianka Carvalho, da Rede Globo Pernambuco e Sônia Bridi, repórter do dominical Fantástico, da Rede Globo.
Naiana Rodrigues, professora e coordenadora do curso de Jornalismo da UFC, comentou sobre a importância desse tipo de evento para a trajetória formativa dos alunos, “porque desafia o estudante a sair da zona de conforto e olhar atentamente para a realidade”, explica.
O encontro foi uma conversa entre as três convidadas, que expuseram algumas de suas produções jornalísticas e todo o processo envolvido.
A estudante de jornalismo da UFC, Lívia Vieira, esteve presente no evento e contou um pouco sobre sua experiência: “ Acho que a aula me ensinou principalmente a acreditar nos novos caminhos da profissão”, relata a graduanda, que acresccentou: “a importância de continuar contando histórias, acho que me ensinou esperança”, conclui.
Academia LED | Jornalismo Globo na Universidade é um projeto da emissora em parceria com o Movimento LED e pela primeira vez terá uma edição destinada exclusivamente a estudantes de Jornalismo situados no Nordeste. O projeto visa promover o engajamento dos jovens em temáticas sociais relevantes, tendo como tema dessa edição, o mesmo da aula aberta.
Como forma de incentivo, a iniciativa oferece para os dez alunos selecionados uma semana de experiência nos estúdios Globo, seguidos de mais três dias de imersão integral nas afiliadas regionais ou estaduais. Além disso, os graduandos receberão um valor de dez mil reais para produzirem suas matérias, as quais serão exibidas numa das plataformas da emissora.
Para participar, é necessário inscrever sua pauta no site, a qual deve se relacionar com o tema da edição. Além de descrever a pauta, também é necessário enviar um vídeo explicando a ideia, destacando sua relevância e impacto; informando quais os principais questionamentos serão investigados ao longo da reportagem e quais fontes serão ouvidas e que referências foram consultadas. É preciso ainda informar o formato da mídia e, por fim, endereçar ao email oi@mastertech.com.br, uma comprovação de vínculo ativo com a sua universidade.
As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro e podem ser feitas através do formulário. Para mais informações sobre o processo, prazos, critérios avaliativos etc, o edital do programa pode ser consultado.