Resultado do Laboratório de Jornalismo Multimídia, o “Sob O Mesmo Teto: retratos da violência doméstica” é publicado nesta segunda-feira (19), já tendo iniciado uma divulgação através do Instagram no último dia 16 de abril. O produto é composto por uma série de três reportagens multimídia, que abordam a violência contra a mulher em contextos de pandemia, as consequências psicológicas, perfil, dificuldades para denunciar, superação e luta.
O trabalho foi produzido pelos alunos Hanna Abrante, Pedro Victor Lacerda e Guilherme Gomes, e contou com a orientação do professor Pedro Vasconcelos. A equipe começou a pensar os cuidados e os desafios desde a produção, com o sistema de aulas remotas, com etapas que precisaram adaptar todas as entrevistas para o formato online ou por ligação.
Dentre as linguagens, “Sob O Mesmo Teto” conta com vídeos, áudios, ilustrações, infográficos e box de informações para complementar a leitura dos textos. O site pode ser acessado por meio deste link, enquanto a conta do Instagram você encontra aqui.
Reportagens:
Isolamento social e a convivência com o agressor - Escrita por Hanna Abrante, a reportagem aborda a violência contra a mulher no novo cenário de pandemia da Covid-19. Através de uma apuração intensa sobre os registros de violência nos órgãos oficiais e uma análise sobre os dados obtidos, a matéria explana como o isolamento social pode ter contribuído para a subnotificação de casos, não refletindo o cenário atual sobre a problemática da violência doméstica.
“Eu só estou sendo forte porque tenho o meu filho” - O ciclo da Violência doméstica, os tipos de violência definidos na Lei Maria da Penha, o adoecimento psíquico da mulher causado pelas agressões e as histórias de Laura e Marcela. Esses são alguns dos temas presentes na segunda reportagem da série, de Pedro Victor Lacerda. Além deles, também são discutidas a violência “democratizada” contra a mulher, presente em diversas classes sociais. Mesmo que ela seja estrutural, dados de perfil de atendimentos das mulheres que denunciam revelam aspectos predominantes.
O processo e a demora ao denunciar a violência - Escrita por Guilherme Gomes, a reportagem aborda as dificuldades enfrentadas ao denunciar violência, que vão desde o medo de uma nova agressão até a demora para que ações sejam tomadas, e também ensina diversas formas de como se denunciar.
Comentarios