Marido do pesquisador, o fotógrafo Francisco Sousa recebeu o diploma de professor emérito (in memoriam) das mãos de Custódio Almeida; cerimônia deu início à 23ª Semana de Comunicação da UFC
Texto: Arthur Paz e Camila Maia*
Imagens: Ribamar Neto**
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, concedeu, nesta segunda-feira, 21 de outubro, o título de professor emérito (in memoriam) ao professor, pesquisador e publicitário Gilmar de Carvalho. A honraria foi entregue ao marido de Gilmar, o fotógrafo Francisco Sousa.
O evento ocorreu no auditório da Reitoria, em Fortaleza, e marcou a abertura da 23ª Semana de Comunicação (Secom) da UFC.
Professor aposentado do curso de Comunicação Social da UFC, Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho faleceu em 17 de abril de 2021, após passar 29 dias internado devido a complicações da covid-19. Gilmar atuou como jornalista, escritor e referência na pesquisa da cultura popular cearense.
Além do reitor, a mesa contou com a presença da vice-reitora, Diana Azevedo; do diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA), Ivânio Azevedo; do professor do curso de Publicidade e Propaganda Wellington Júnior; do deputado estadual Renato Roseno (Psol); e do pró-reitor de Cultura, Sandro Thomaz Gouveia.
Participaram do cortejo de abertura da cerimônia professores dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, entre outros docentes da instituição. Familiares e amigos de Gilmar também marcaram presença na cerimônia.
Perguntado sobre o impacto da cerimônia que homenageou o escritor cearense, Francisco Sousa afirma ter sido de vital importância e que quem realmente ganha com isso são os estudantes da UFC. “É, na verdade, uma homenagem aos alunos, que ele realmente se comprometeu a vida toda para que eles pudessem estar aqui”, ressaltou.
O encerramento da solenidade em homenagem a Gilmar de Carvalho foi marcado pela apresentação do grupo Maracatu Solar, ligado à Associação Cultural da Solidariedade e Arte SOLAR. O grupo se apresentou ao som de "Noite Azul", conduzido pelo cantor Pingo de Fortaleza, amigo do homenageado.
Professor emérito da UFC
A Universidade Federal do Ceará concedeu o título de professor emérito ao docente, que atuou no Departamento de Comunicação Social da UFC de 1984 a 2010. A honra concedida pelo reitor Custódio Almeida é atribuída somente a professores aposentados pela instituição e referências em ações de ensino, pesquisa e extensão ao longo da carreira.
A concessão do título passa pela aprovação do Conselho Universitário (Consuni) e, no caso de Gilmar de Carvalho, a proposta foi aceita por unanimidade. Ao longo dos 70 anos da universidade cearense, outros 106 docentes já receberam a honraria.
23ª Secom – Aqui estamos, estamos aí: Juventude, Culturas Urbanas e Memória
Com o tema “Aqui estamos, estamos aí: Juventude, Culturas Urbanas e Memória”, a 23ª Semana de Comunicação da UFC celebra datas importantes para a comunidade acadêmica: os 70 anos da UFC, os 25 anos do curso de Publicidade e Propaganda da mesma instituição e os 15 anos do Programa de Educação Tutorial dos cursos de Comunicação Social (PETCom).
A programação do evento teve início nesta segunda segunda-feira (21) e se encerra nesta sexta-feira, 25 de outubro. Após a cerimônia para prestigiar Gilmar, a mesa de abertura contou com a exibição de documentários relacionados aos aniversários que são comemorados este ano. O primeiro, produzido por Karine Silva e Victor Viana, complementou o evento ao abordar a trajetória profissional de Gilmar de Carvalho e suas diversas facetas.
O segundo documentário, produzido por Duda Rocha, Lincoln Kerly e Mateus Sales, complementou a nostalgia do momento ao apresentar diversas cenas importantes para o curso de Publicidade e Propaganda e de seus 25 anos. Contando com a participação das professoras Glícia Pontes, Helena Martins, Soraya Madeira e da aluna Clarice Canuto.
A última produção exibida foi feita pelo PETCom. Gravado nas dependências do Instituto de Cultura e Arte (ICA), o documentário abordou os 15 anos de atuação do PETCom e suas diversas marcas deixadas ao longo desse período.
*Arthur Paz e Camila Maia são estudantes do curso de Jornalismo da UFC / Edição: Robson Braga.
**Ribamar Neto é fotógrafo da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC.
Comments