Os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) ganharam o primeiro lugar do Prêmio UFC de Jornalismo, na categoria universitária, com a série de reportagens sonoras “Cultivando soluções: A pesquisa e a extensão no combate à insegurança alimentar.
A primeira edição do Prêmio UFC de Jornalismo aconteceu em alusão aos 70 anos da universidade. A premiação aconteceu no dia nove deste mês no Auditório da Reitoria, no campus Benfica, e premiou jornalistas e estudantes de jornalismo em quatro categorias: texto, vídeo, áudio e universitária.
A produção, orientada pela professora Rosane Nunes e feita por Ana Alice Freire, Clara Freire, Gabriel Matos, Karízia Marques, Laura Diógenes, Maria Fernanda de Melo e Lucas Matheus, foi dividida em dois episódios e mostrou como projetos de pesquisa e de extensão da UFC têm atuado para promover a segurança alimentar das populações periféricas de Fortaleza. A série foi exibida na Rádio Universitária em setembro deste ano e está
disponível nas principais plataformas de streaming.
A estudante, Maria Fernanda de Melo, diz a importância de ganhar mais um prêmio enquanto estudante e membro do projeto de extensão. “É muito importante para a gente, enquanto projeto de extensão, e dar aquela sensação de ganhar em casa, né, de estarmos na UFC, produzir um trabalho sobre a UFC, e ser reconhecido por isso, então a gente ficou
muito, muito feliz!”, descreve emocionada a estudante.
Os alunos premiados fazem parte do projeto de extensão Cuida, Criatura, que objetiva trabalhar o jornalismo ambiental com linguagem simples e acessível, por meio de programa radiofônico exibido todas às terças-feiras, a partir das 18h30, na Rádio Universitária FM. Além dessa premiação, os estudantes do projeto também ganharam, na categoria universitária estadual, o primeiro lugar do Prêmio BNB de Jornalismo e o segundo lugar do Prêmio Gandhi de Comunicação.
Comments