top of page

Estudantes publicam coletânea de crônicas de Natal

  • Curso de Jornalismo
  • há 3 minutos
  • 2 min de leitura

A crônica é um dos formatos do gênero de opinião, abordado pela disciplina de Gêneros e Formato 2, do terceiro semestre do curso de Jornalismo da UFC, sob orientação do professor Robson Braga


Paulo Pinto/Agência Brasil
Paulo Pinto/Agência Brasil

Na foto que irá registrar a ceia do Natal em família, “vamos colocar todos os agregados nas pontas: a namorada do seu primo, o marido da sua tia que todos sabem que é questão de tempo até ele sair de casa, a prima que não foi convidada e a amiga dela que ninguém sabia nem o nome, mas que acompanhou de penetra e ainda quis sair na foto”.


Essa e outras descrições do "espírito natalino" podem ser conferidas na coletânea de crônicas de Natal escritas pelos estudantes da disciplina de Gêneros e Formatos 2, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a orientação do professor Robson Braga. 


“É tão discrepante o cenário da alta sociedade para a minha, o cenário marginal da cidade. Enquanto ando de ônibus, vejo a transição brutal das luzes e dos enfeites natalinos para o completo nada. Até parece que somente em uma parte da cidade é dezembro”, descreve o estudante Davi Oliveira em outra crônica, “Luzes para quem?”. 


A iniciativa centra esforços na crônica, um dos formatos tradicionais do jornalismo opinativo, caracterizada pela subjetividade, pelo olhar sensível sobre o cotidiano e pela articulação entre experiência pessoal e reflexão social. Nos textos, os estudantes exploram o Natal e o período de fim de ano a partir de perspectivas diversas, muitas vezes críticas e distantes da idealização típica das datas comemorativas.


As crônicas abordam temas como memória, desigualdade social, conflitos familiares, solidão, expectativas impostas e afetos ambíguos, revelando como o Natal pode ser vivido de formas múltiplas e contraditórias. O conjunto evidencia o exercício do ponto de vista, da escrita autoral e da interpretação do cotidiano, elementos centrais do gênero opinativo no jornalismo.



Confira as crônicas natalinas que compõem a coletânea


Por Davi Oliveira


Por Clara Ellen


Por João Alves


Por Manoel Felipe Honorato


Por Margarida Carvalho


Por Pedro Cordeiro


Por Iris Santos


Por Giulia Araújo


Por Beatriz Barroso


Por Júllia Oliveira


Por João Rodrigues


Por Isabela "Alex" Flores


Por Guilherme Brito


Por Amanda Miranda


Por Daniel Gifone


Por Ícaro Duarte


Por Luane Maia


Por Ana Alencar


Por Maria Paula Machado



 
 

© 2025 Curso de Jornalismo da UFC
Este site funciona melhor em computadores e notebooks
Criado com Wix.com

Avenida da Universidade, 2762, Benfica, Fortaleza - Ceará CEP 60020-180 

  • Facebook Black Round
  • Instagram Black Round

+55 85 3366.7710   |   coordenacaojornalismo@ufc.br

ica ufc colorido p ok.png
bottom of page