Estudantes do Curso de Jornalismo debatem sobre mídias sociais com editores do Grupo de Comunicação O Povo

A atividade externa fez parte do cronograma da disciplina de Cultura e Linguagem da Mídias, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues

Momento tira-dúvidas durante a roda de conversa com o editor adjunto de mídias do O Povo. Foto: Rafael Rodrigues

Por Laura Tavares*

Na última sexta-feira, 5 de abril, os alunos da turma de Cultura e Linguagens das Mídias, acompanhados do professor Rafael Rodrigues, realizaram uma visita ao Grupo de Comunicação O Povo. Separada em dois momentos, a visita contou com um bate-papo com Alan Magno, editor adjunto de Mídias do O Povo, e Glenna Cherice, editora chefe de Mídias do O Povo, e um pequeno tour pela atual redação do jornal.

A atividade teve início com uma fala de Alan, que é ex-aluno do curso de Jornalismo da UFC, explicando aos estudantes como o papel do Jornalismo de universalizar a informação se relaciona diretamente com as atuais mídias sociais. Debatendo sobre interações, engajamento e seleção de pautas, Glenna explicou à turma sobre o desafio diário de manter o compromisso com um Jornalismo sério, lidando com a constante dinamicidade dos meios midiáticos.

Apresentando relatos pessoais como editores, os jornalistas ainda explicaram o funcionamento diário da editoria de mídias, e para além da abordagem profissional, Alan também relatou aos alunos sua trajetória acadêmica, comentando sua experiência como universitário, estagiário e repórter em outras áreas do Jornalismo.

Após o momento tira-dúvidas, os alunos foram levados convidados a visitar a redação, onde conheceram as demais editorias do jornal O Povo e entenderam de perto como funciona a relação das mídias sociais com a produção noticiosa do quase centenário veículo de comunicação.

Apresentação da redação do jornal O Povo. Foto: Rafael Rodrigues

“Ter a oportunidade de conhecer a redação do jornal O Povo foi muito significativo, a troca de conhecimento proporcionada pela roda de conversa com o Alan e a Glenna nos ajudaram a compreender o atual contexto de convergência do jornalismo com as mídias sociais. Em como utilizá-las de forma ética e responsável a serviço da democratização do acesso à informação” opinou Tiago Silva, aluno do 2° semestre do curso que estava presente durante a visita.

A atividade tinha o objetivo de conhecer o trabalho do Grupo com mídias digitais, bem como entender a estrutura e funcionamento da redação. A visita da última sexta foi a segunda edição dessa atividade na disciplina.

Registro da visita ao Grupo O Povo

Laura Tavares é estudante do segundo semestre do Curso de Jornalismo | Edição: Rafael Rodrigues