top of page
Search

Estudantes de Jornalismo marcam presença nos Encontros Universitários 2023

Evento anual da UFC contou com público estimado de 7,5 mil pessoas por dia, de 8 a 10 de novembro, em Fortaleza e em outros campi pelo Ceará


Por Rafael Santana*


Na edição de 2023, Encontros Universitários da UFC teve como tema central a inclusão / Imagem: Rafael Santana

O maior evento da Universidade Federal do Ceará (UFC) aconteceu nesta semana, de 8 a 10 de novembro. Após três edições virtuais, os Encontros Universitários (EUs) 2023 aconteceram em formato presencial no Campus do Pici, em Fortaleza, além de outros campi da UFC espalhados pelo Ceará, reunindo estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. Entre eles, os alunos do curso de Jornalismo se fizeram presentes.


Com o lema "Incluir para educar, educar para incluir”, a edição de 2023 teve como tema central a inclusão, com público estimado entre entre 7 mil e 8 mil pessoas por dia, segundo a organização do evento, que tomou como base dados da quantidade de inscritos para as apresentações orais e de pôsteres, ocupação das salas e dos auditórios dos eventos, bem como refeições servidas.


Diversos alunos do curso de Jornalismo estiveram presentes nesse reencontro presencial da comunidade acadêmica. “Estar imerso no ambiente acadêmico e ter acesso a tantas inovações, produtos e realizações da Universidade é uma experiência que instiga ainda mais essa vivência. Foi uma oportunidade de compartilhar conhecimento e de entender o importante papel da UFC para a sociedade”, pontua Jonathan Borges, estudante do 4° semestre do curso de Jornalismo.


Jonathan Borges expõe sobre o projeto de extensão Neomarsha, um 5.737 trabalhos apresentados nos EUs de 2023 / Imagem: Arquivo Pessoal

Este ano, as exposições dos trabalhos seguiram os formatos de pôsteres, apresentações orais e apresentações culturais. Na modalidade oral, houve a novidade do formato pitch, um modelo de apresentação rápida, com até cinco minutos para “defender” seu trabalho, identificando problemas, soluções e benefícios, entre outros pontos.


“Na condição de estudante de Jornalismo, foi muito interessante perceber como várias das pesquisas têm uma relação com a divulgação da informação que é proposta através de vários projetos. Muitos desses métodos, a gente estuda no Jornalismo, e perceber que essas ações estão presentes em vários outros cursos, em diversos trabalhos e todos eles com um fim não só acadêmico, mas como social e também educativo, foi muito gratificante”, ressalta Paulo Roberto, graduando em Jornalismo.


Paulo Roberto apresenta resultados do projeto de extensão Gruppe, do curso de Jornalismo / Imagem: Evellyn Gislene

Para muitos, a experiência foi inédita, como no caso de Evellyn Gislene, estudante de Jornalismo e bolsista da Pró-Reitoria de Extensão (Prex). “Viver essa experiência da comunidade acadêmica toda reunida é incrível. Tentei aproveitar o máximo de tudo, viver um pouco de cada momento, além de ter tido a oportunidade de cobrir alguns momentos fotografando e auxiliando a Prex nas áreas de comunicação”, detalha.


Giovanna Moura apresenta ação de extensão do curso de Jornalismo da UFC / Arquivo Pessoal

Para Xaio Lopes, aluno de Jornalismo e bolsista do Programa de Educação Tutorial dos Cursos de Comunicação (PETCom), o momento foi uma experiência de interdisciplinaridade. “Tive a oportunidade de ter contato com outros alunos de outros cursos, ter tido trocas de experiências, e consegui aprimorar ainda mais os projetos do curso de Jornalismo e da Comunicação. Foi incrível”, celebra.


Em Fortaleza, os Encontros ocorreram no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A maior parte da programação foi no Centro de Convivência, com algumas atividades também no Instituto de Cultura e Arte (ICA), no auditório do Centro de Ciências e no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação. No Interior, a organização dos Encontros é feita pela direção de cada campus.



*Rafael Santana é estudante do curso de Jornalismo da UFC e bolsista vinculado à coordenação do curso | Edição: Robson Braga


Comments


bottom of page