Curso indica TCC sobre comunicação acessível para Prêmio Intercom 2024

Entre nove monografias inscritas, o curso de Jornalismo da UFC selecionou o trabalho do estudante egresso Rodrigo Gomes Machado

O curso de Jornalismo da UFC divulga nesta quinta-feira, dia 14 de março, o resultado final da etapa local do Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação.

Ao todo, nove monografias foram inscritas. Apontado em primeiro lugar, o estudante egresso Rodrigo Gomes Machado deverá concorrer ao prêmio nacional representado o curso de Jornalismo da UFC com o TCC monográfico intitulado "Por uma comunicação acessível: uma pesquisa-ação com estudantes do curso de Jornalismo da UFC".

Por meio do método da pesquisa-ação, Rodrigo buscou contribuir com a feitura do site multimídia elaborado pelos estudantes da disciplina de Laboratório de Jornalismo 2, propondo o uso de ferramentas inclusivas (audiodescrição, legendagem, transcrição de texto e janela de Libras com avatar 3D) para tornar acessível a pessoas com deficiências sensoriais (visual e auditiva) uma produção multimídia que engloba texto web, imagem estática, audiovisual, sonora (podcast) e materiais interativos.

Conforme estipula o Edital nº 02/2024, que rege este processo seletivo, as monografias foram avaliadas conforme os critérios utilizados pela Intercom para laurear os trabalhos.

A indicação do trabalho à etapa nacional deverá ocorrer até o dia 17 de março de 2024.

O resultado é apresentado em ordem decrescente de classificação, sendo indicado à etapa nacional o trabalho da/do autora/autor posicionada/o em primeiro lugar, com as/os demais cuja nota estejam acima de 7,0 formando uma lista de classificáveis.

Parabenizamos as/os autoras/es e as/os orientadoras/es pelo compromisso com a produção acadêmica e pela qualidade dos trabalhos.

Matrícula da autora/autor do trabalho

Nota da avaliação

Situação

9,5