Estudantes concludentes receberam nota 5 na avaliação de 2022, a mesma pontuação alcançada no exame anterior, aplicado em 2018
Por Rafael Santana*
O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) atingiu, mais uma vez, o conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
O resultado no Enade 2022 do curso repete o desempenho alcançado no exame anterior, realizado em 2018. A pontuação vai de 1 a 5.
“Obter um desempenho tão bom dentro dessa avaliação é gratificante, porque isso mostra que o currículo do curso, as aulas do curso, os nossos processo pedagógico e de ensino-aprendizagem estão adequados ao que as diretrizes curriculares nacionais preveem. Isso mostra que nossos alunos estão aprendendo e que os nossos trabalhos estão tendo resultados”, ressalta Naiana Rodrigues, professora e vice-coordenadora do curso de Jornalismo da UFC.
A cada três anos, as/os estudantes concludentes de um curso de nível superior são submetidas/os ao Enade, que avalia seu rendimento em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, além do desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à formação profissional e acadêmica.
O Enade é constituído por um questionário sobre a/o estudante e uma prova de avaliação composta por itens de formação geral e específicos, que mostra o desempenho médio dos participantes de um curso específico em relação ao desempenho médio da área à qual o curso pertence.
“É uma forma também de mostrar que, apesar de todos os problemas que as universidades públicas enfrentam, elas continuam sendo um lugar de ensino de excelência, de qualidade”, pontua Rodrigues.
Com os resultados divulgados, o Ceará se tornou o quarto estado com maior percentual de cursos com os melhores desempenhos no País.
O Enade é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Enade 2023
As/os estudantes concluintes de 26 cursos de graduação da UFC vão realizar o Enade 2023 no dia 26 de novembro. Por ter participado da edição de 2022, o curso de Jornalismo não está incluído entre os bacharelados submetidos à avaliação deste ano.
Segundo o portal da UFC, no mês de setembro, a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realizou encontros com as/os alunas/os que participarão da avaliação para informá-las/os sobre importância do exame e sua estrutura, bem como repassar orientações a respeito do preenchimento do questionário do estudante.
*Rafael Santana é estudante do curso de Jornalismo da UFC e bolsista vinculado à coordenação do curso | Edição: Robson Braga
Comments