Alunos apresentam curso de Jornalismo da UFC na Feira das Profissões

Estudantes cearenses de ensino médio conheceram os cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará durante evento realizado de 17 a 20 de setembro, no campus do Pici, em Fortaleza

Por Tacyla Barbosa*

A estudante de Jornalismo Ana Alice Freire apresenta curso da UFC a estudantes de ensino médio / Ana Vitória

Um grupo de estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentaram o curso de graduação a estudantes de ensino médio durante a Feira das Profissões da UFC, evento realizado de 17 a 20 de setembro, no campus do Pici, em Fortaleza.

Após dez anos sem ser realizada, a Feira das Profissões da UFC busca criar um espaço de trocas de experiências, em que os estudantes pré-universitários podem sanar suas dúvidas sobre o ambiente universitário e sobre o futuro profissional de cada área.

O Jornalismo da UFC, em particular, desperta grande interesse devido ao seu reconhecimento, tanto pela qualidade do corpo docente quanto por prêmios conquistados por seus alunos, atraindo olhares daqueles que querem interpretar a sociedade por meio das práticas de comunicação.

Aluna da EEEP José Ivanilton Nocrato, Maristela Rosa, de 17 anos, destaca o que considera ser o mais interessante da prática jornalística: “Tudo!". "A maneira de se expressar, a maneira de se conectar com as pessoas, entregar informação para o povo, informação de qualidade e poder ter opinião crítica sobre determinado assunto é o que mais me brilha os olhos”, aponta.

Maria Clara, também de 17 anos, da EEEP Mario Alencar, ressalta o impacto que ela considera que o jornalista tem na sociedade:

“É gigante, porque é um curso, uma profissão, uma ação que envolve a comunicação, e, sem a comunicação, a gente não existe. A nossa relação não existe sem a comunicação. Acho que o jornalismo é uma porta de entrada para um mundo melhor, porque, sem uma boa comunicação com a outra pessoa, a gente deixa de entender muitas coisas”, avalia.

Atuação dos graduandos

Alunos dos semestres iniciais de jornalismo participaram ativamente da Feira das Profissões, apresentando aos pré-universitários as informações básicas sobre a formação e a profissão. Gabriel Lira, do 1º semestre, ressaltou a satisfação de participar do evento atuando diretamente com os alunos.

“A minha experiência na Feira das Profissões foi maravilhosa, fechei o último dia com meus colegas do primeiro semestre e não poderia ser melhor. Ver o interesse de muitos alunos me faz acreditar no quanto o jornalismo ajuda aos outros e encanta. Tirar as dúvidas dos estudantes foi maravilhoso, e vi na Feira das Profissões como eu amo o jornalismo e o quanto estou ansioso para praticá-lo”, detalha.

Curso de Jornalismo da UFC

Fundado em 12 de novembro de 1965, o curso de Jornalismo da UFC completa 59 anos em 2024. O bacharelado funciona na Avenida da Universidade, 2762, no bairro Benfica, em Fortaleza, com disciplinas obrigatórias no turno da tarde e optativas no turno da noite.

Com nota máxima (5) na avaliação do MEC, o Jornalismo da UFC prepara seus estudantes para atuarem em áreas como assessoria de comunicação e de imprensa, jornalismo multimídia, impresso, rádio e TV, além de produções independentes e alternativas.

A formação possui duração de oito semestres e engloba o tripé universitário: o ensino, a pesquisa e a extensão. Além de disciplinas técnicas voltadas à prática jornalística, o estudante tem acesso a debates sobre os fenômenos comunicacionais sob uma perspectiva transdisciplinar das Ciências Sociais e Humanas.

Ao longo dos quatro anos de formação, os estudantes podem concorrer a bolsas remuneradas de iniciação à pesquisa (Pibic), de extensão, do programa de educação tutorial (PET), de monitoria de disciplinas e de auxílio estudantil. Os alunos costumam ingressar no mercado de trabalho por meio de estágios remunerados a partir do 4º semestre do curso.

Ao concluir os quatro anos de graduação em Jornalismo, o estudante egresso poderá optar por seguir sua formação acadêmica, ingressando em curso de especialização, mestrado e doutorado. A UFC conta com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), que oferece os níveis de mestrado (dois anos) e doutorado (quatro anos) em Comunicação.

*Tacyla Barbosa é estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) / Edição: Robson Braga

コメント