Curso de Jornalismo e Liga Experimental de Comunicação acertam detalhes da parceria com Rede Cuca

Professores Ismar Capistrano, Gustavo Pinheiro e estudante Wellber Teixeira (esquerda), com coordenadores do Cuca Zoraia Nunes e Thiago Matos (direita), durante reunião

Os professores dos cursos de Comunicação da UFC Gustavo Pinheiro, do PETCom, e Ismar Capistrano, do projeto de extensão Cacco, e o estudante Wellber Teixeira, da Liga Experimental de Comunicação, visitaram o Cuca Mondubim na sexta, 17 de junho. Eles conversaram com os coordenadores da Rede Cuca, Zoraia Nunes e Thiago Matos, sobre parceria entre as instituições.

Zoraia explicou que um dos principais desafios enfrentados pelas juventudes das periferias de Fortaleza é a circulação em outros espaços fora de seus bairros. A baixa autoestima dificulta os jovens se apropriarem de outros lugares com centros culturais, espaços de lazer e universidades, por isso abrir oportunidades de expor sua inventividade criativa é uma dos objetivos da Rede Cuca.

Ações

Assim, a parceria propõe a exposição e o diálogo das produções de comunicação em diversas áreas, fotografia, vídeo, áudio, multimídia, com a comunidade acadêmica, podendo conquistar não só o reconhecimento, mas contribuir com a realização de trabalhos colaborativos. Os coordenadores do Cuca também se colocaram a disposição para oferecer cursos técnicos direcionados para os estudantes de Comunicação que possam complementar sua formação que, muitas vezes, possuem algumas dificuldades. Por sua vez, a Universidade poderá oferecer formações reflexivas em áreas como leitura crítica da mídia, narrativas, consumo cultural, redes sociais, entre outras.

"Estamos construindo um processo de extensão horizontal e participativo para assim atingir o principal papel da universidade: colaborar com a emancipação social", afirmou o professor Ismar Capistrano.